Sítios para ir

10 motivos para visitar Aveiro!

10 motivos para visitar Aveiro!

É a Veneza portuguesa. Aveiro é uma cidade plantada à beira mar, capital da Arte Nova e reconhecida pelos seus ovos moles, pelos canais e pelos típicos barcos que os navegam: os moliceiros. A riqueza cultural aveirense faz com que esteja nos roteiros turísticos e nós somos fãs da cidade. Damo-vos 10 motivos para a visitarem o quanto antes!

1 – Praça General Humberto Delgado, a parte mais central da cidade
AveiroAveiro
A Praça General Humberto Delgado fica mesmo em cima do Canal Central. É um óptimo ponto de partida para conhecerem o centro da cidade. Esta Praça é também conhecida como a Ponte Praça ou Pontes e tem quatro estátuas em bronze e de corpo inteiro, sendo que cada uma representa uma figura da cidade: a Salineira, o Marnoto, a Parceira do Ramo e o Fogueteiro.

2 – Museu de Arte Nova e Estação de AveiroAveiro
AveiroAveiro tem um conjunto de edifícios em estilo Arte Nova, do qual somos apreciadoras. É fácil encontrá-los pela cidade, porque grande parte está situada junto ao canal principal. O Museu de Arte Nova é um centro interpretativo da descoberta do roteiro arte nova de Aveiro, composto por um total de 28 edifícios.

Existem ainda alguns fora das rotas tradicionais e para os mais curiosos fiquem a saber que a localização dos edifícios está indicada no roteiro disponível no Posto de Turismo. Também podem consultar aqui a Rota da Arte Nova. Aveiro

AveiroA Estação de Comboios de Aveiro é outra excelente montra daquilo que é a Arte Nova já que tem a colecção mais importante de azulejos ao ar livre da cidade. Toda ela está ornamentada com um conjunto de painéis de azulejos da Fábrica da Fonte Nova (1916) com motivos regionais.

3-  Igreja de S. GonçalinhoAveiro
Aveiro

É aqui que os aveirenses celebram a Festa de São Gonçalinho que é essencialmente conhecida pelas cavacas, que são atiradas do cimo da igreja, o que provoca uma enorme euforia no átrio.

4- Passeio de MoliceiroAveiro
AveiroComo estamos no centro, sugerimos ainda um passeio de barco moliceiro para terem uma perspectiva diferente da cidade e óptimos ângulos fotográficos. Os moliceiros são esguios e bastante coloridos, sendo que antigamente serviam para recolher algas e sargaço. Hoje são o postal da cidade e têm disponíveis vários trajectos e inúmeras empresas de passeios de moliceiros para conhecerem melhor os canais da Ria de Aveiro. Basta caminharem e serão logo abordados, é escolher o mais apropriado!

5 – Ponte dos Namorados e Cais de São Roque
Aveiro

Na verdade, chama-se Ponte dos Carcavelos mas é também conhecida como a Ponte dos Namorados, sendo uma das muitas pontes que podem apreciar num passeio de barco na Ria de Aveiro. Sobre o Canal de São Roque, a ponte era simples e até rudimentar tendo desabado em 1942. Foi reconstruída em 1953 e era muito usada pelos trabalhadores das salinas, que todos os dias a atravessavam  para as suas jornadas de trabalho. Hoje é uma ponte muito bonita e frequentada pelos casais que vão apreciar o pôr-do-sol sobre as salinas!



6 – Comer um bacalhauzinho no Salpoente
Aveiro
Sobre este espaço já aqui falámos. É um excelente restaurante no Cais de São Roque, muito próximo do centro da cidade e mesmo ao lado da Ponte dos Namorados.

7 – Parque da Macaca
Aveiro
Aveiro
É o Parque Infante Dom Pedro, mais conhecido como Parque da Macaca. Tem uma diversidade incrível, quer em termos de flora como de fauna. E está também preparado para a prática de exercício físico. Um excelente local para passar uma bela tarde de Domingo!

8 – Comer ovos moles
Aveiro
É a iguaria aveirense mais popular! Os ovos moles estão por toda a cidade, mas aconselhamos os da Rua D. Jorge Lencastre da empresa mais afamada da cidade: Maria da Apresentação. Entretanto desta vez, e por ser Domingo, não conseguimos comprar lá. Fomos aos Gelados Portugal, pertinho do Museu de Arte Nova.

9 – Feira das Velharias de AveiroAveiro

Aveiro

AveiroComo fomos no quarto Domingo de Fevereiro, ainda apanhámos a Feira das Velharias, onde encontramos de tudo um pouco: livros, revistas, selos, discos em vinil, bijuterias, candeeiros, móveis, têxteis, entre tanta outra coisa. A feira estende-se por várias ruas do centro.

10 – Passar uma noite no Montebelo Vista Alegre Ílhavo HotelMontebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel

É mais do que um hotel, é uma experiência que proporcionam ao cliente de verdadeiro encontro com a história da marca centenáriaVista Alegre. Podem ler mais sobre o hotel aqui e aqui.

Um extra: visitem a Praia da Costa Nova. Fica pertinho de Aveiro (a cerca de 11km do centro) e é bastante popular graças às casinhas coloridas com riscas verticais. Recomendamos um belo passeio pela marginal junto à ria e, no fim, provem uma tripa ou uma bolacha americana feita na hora numa das várias barraquinhas ao longo da avenida.

Uma dica: é fácil caminharmos pela cidade já que é bastante plana e não exige grandes esforços, mas para quem gosta de pedalar há as BUGAS, as bicicletas de utilização gratuita disponibilizadas pela Câmara Municipal de Aveiro.

O importante é sair de casa. Visitem a nossa Veneza!

ver blog

Se gostou deste artigo partilhe com os seus amigos