7 passos para ter mais sucesso no seu negócio ou carreira

1. Posicionamento estratégico
Segundo os preceitos da Escola da Forma, a escola mais antiga de Feng Shui, é recomendável ter a secretária de trabalho posicionada de forma que as costas fiquem protegidas por uma parede e à frente ter uma boa visibilidade do espaço, principalmente da porta de entrada que é por onde os clientes chegam.
Costas desprotegidas dá instabilidade e potencia quadros de insegurança e stresse em alturas de maior volume de trabalho ou em trabalhos com maior pressão. Evite ficar de costas para uma porta.
Secretárias encostadas a uma parede, em que as pessoas ficam de frente para a parede, como é costume em escritórios caseiros, limita a criatividade, sendo que o sexo masculino se ressente ainda mais, gerando-lhes maior irritabilidade e falta de concentração.

2. Sectores para cada actividade
Cada actividade desenvolver-se melhor em determinada área do espaço. Cada espaço está divido em 8 sectores ou palácios que por sua vez correspondem a cada ponto da rosa dos ventos.
Alguns exemplos
Sul – corresponde ao elemento fogo, o fogo dá nas vistas, as vistas estão ligadas aos olhos, portanto, é aqui o local certo para dar visibilidade e divulgar os seus produtos ou serviços, como se fosse uma montra (vitrine no Brasil).
Norte – corresponde ao elemento água, aos rins e ao local que, de certa forma, indica a saúde do negócio. Por exemplo, se é um local entulhado podem sentir-se bloqueios no fluxo do rio, sendo o rio o seu negócio. Aqui pode-se colocar tudo que estiver relacionado com a sua actividade e a sua missão. Pode-se colocar um vision board com as metas a alcançar, por exemplo.
Noroeste – corresponde ao elemento metal, as moedas são de metal, por isso é um bom local para tratar das finanças, contabilidade, gestão ou para instalar o escritório do dono, gerente ou gestor financeiro. Para ajudar a tomar decisões sustentáveis pode-se investir numa decoração com cores terra (beges, castanhos, amarelos torrados e verdes secos) como também com cores, material e formas (redonda) do elemento metal para trazer a eficiência, rigor e assertividade ao negócio.
Sudeste – corresponde ao elemento madeira e ao trigrama do vento, é um bom local para o departamento de marketing, por exemplo. Se for um restaurante é um dos locais ideais para se ter a cozinha. Como madeira está ligado ao mundo vegetal, pode-se ter plantas e flores para trazer a energia de crescimento. No oriente costumam colocar neste local aquários ou fontes para atrair prosperidade (pois a água alimenta a madeira).

3. Open spaces
É muito comum, principalmente nas grandes empresas, haver espaços em open space o que se torna mais desafiante harmonizar e evitar que a energia se misture ou disperse.
Colocar secretárias frente a frente potencia conflitos às pessoas mais temperamentais ou nervosismo e desconforto às pessoas mais tímidas.
Convém evitar ter pessoas sentadas com as costas viradas para portas ou estantes e prateleiras com extremidades pontiagudas a apontar para as suas costas.
Convém separar os locais com plantas, biombos, móveis ou outras soluções que permitam definir os diferentes espaços.

4. Forma da secretária
A forma e o tamanho da secretária são também factores importantes, desde o tamanho ideal para uma boa postura como em termos de cultura hierárquica.
Por exemplo, uma secretária muito grande tem tendência a encher-se de coisas, que por sua vez trazem mais trabalho. É melhor optar por uma secretária de tamanho médio.
Por sua vez, a forma da mesa também influencia determinadas actividades. Uma mesa redonda ou oval é a mais indicada para reuniões, porque facilita a comunicação.
As mesas quadradas são para evitar, principalmente nos restaurantes, em que a tendência é o cliente demorar-se mais tempo, ocupando assim uma mesa que poderia ser ocupada por um novo cliente.
A forma rectangular é a mais indicada para fazer “crescer as coisas”, principalmente para planear e organizar.

5. Simbologia
Todos os negócios têm uma marca ou um logotipo, isso é simbologia, pois é através desse símbolo que a empresa é reconhecida. Há também maneiras de analisar a saúde e tendências de uma empresa através do seu logótipo. Mas como é um tema vasto, alerto somente para a decoração simbólica que usa no seu espaço de trabalho, seja escritório caseiro, empresa ou espaço comercial. Por exemplo, um cabeleireiro costuma optar por fotografias com belos e brilhantes cabelos a promoverem as marcas dos produtos que usam. Aposte numa decoração que simbolize claramente a sua actividade. E claro, pode colocar o logótipo a Sul para dar maior visibilidade ao seu negócio.

6. Plantas
Os ambientes com computadores, telemóveis e outros equipamentos eletrónicos tendem a gerar stresse eletromagnético que por sua vez, causa stresse nas pessoas, dores de cabeça e a longo prazo, cansaço crónico, depressões e até cancros. Para pessoas que ficam muitas horas a trabalhar com estes equipamentos recomendam-se as plantas, pois elas têm a capacidade de equilibrar as ondas eletromagnéticas.

7. Trabalho em equilíbrio
O equilíbrio não está somente num espaço harmonioso que nos sustenta energeticamente, o equilíbrio da profissão passa também pela energia que a sua acção gera e que cria resultados.
Além do espaço exterior, existe um espaço interior. Para ter mais sucesso, para além da energia dos espaços, a nossa energia tem que estar vibrante. Dormir, alimentar-se bem e fazer exercício regular potencia uma boa saúde e pessoas saudáveis trabalham melhor, mas isso já se sabe.
Alegando falta de tempo normalmente as pessoas tendem a negligenciar a sua saúde. Faça pausas regulares com pequenos passeios ou exercícios de respiração que duram cerca de 5 minutos, mas que são fantásticos para oxigenar o sangue e o cérebro e voltar para o trabalho com mais energia. Mantenha uma garrafa de água perto de si, para não se esquecer de beber.
Dê prioridade áquilo que lhe dá prazer. Há dias em que não apetece fazer determinados trabalhos, se não forem urgentes, não os faça com enfado, vá primeiro fazer o que gosta, que depois estará com mais energia para fazer o que antes não lhe apetecia.
Mas atenção, que não seja desculpa para acumular trabalho, pois tarefas incompletas e acúmulo de trabalho geram peso e cansaço, por isso, faça os possíveis para terminar as suas tarefas.
As horas da manhã são propícias para planear e organizar (responder a e-mails por exemplo) e as horas da tarde são melhores para reuniões, fazer contactos ou trabalhos mais criativos.

Há muito mais que o Feng Shui pode fazer para potenciar a prosperidade do seu negócio ou actividade, mas para isso teria de saber, por exemplo, a sua direcção pessoal de sucesso de forma a posicionar a sua secretária para obter maiores resultados com menos esforço e claro, fazer-se um estudo mais aprofundado do espaço é fundamental para atingir resultados extraordinários.
De qualquer forma, estes 7 passos vão, certamente, contribuir para alcançar mais sucesso no seu negócio ou carreira.

Bom trabalho!

Suzana Mendes

Obs: para saber a sua direcção de sucesso ou riqueza pode adquirir o meu livro “Vivemos em Palácios” da Sinais de Fogo.

Deixe o seu comentário

Suzana Mendes
suzanamendes@luanova.pt

Suzana Mendes: Consultora de Feng Shui Tradicional e de Astrologia Chinesa Ba Zi, recomendada pelo Feng Shui Institute de Inglaterra e EUA. Autora, facilitadora e palestrante. Pratica Feng Shui desde 2009.



#Segue-nos no Instagram