Sítios para ir

A tradição ainda é o que era no Lareira

doubletrouble-lareira-destaque 2

O espaço está ali desde 1984, é o Lareira, na Baixa do Porto. Recuperado por um assumido apaixonado por tascas, especialmente as mais antigas da cidade, o restaurante serve sandes e tapas num ambiente acolhedor. Já conheciam? Não? Vamos a isto então…

Para os amantes de sandes e tapas, este é o spot ideal, que está bastante bem localizado e tem um excelente atendimento. O espaço foi modernizado, mas não perdeu nem a personalidade, nem o nome, nem a tradição associada!
Lareira
LareiraA decoração do Lareira em si é tipicamente portuguesa (e portuense!), mantêm-se os candeeiros esmaltados, os bancos altos de madeira, o chão em azulejo com o xadrez verde e branco e a garrafeira a lembrar os tempos antigos. Um lugar acolhedor, portanto!
Lareira
Lareira
Lareira

A comida, essa, é muito apetitosa e têm várias opções, quer em pão, quer em prato. Sugerimos que comecem por uma tábua de queijos ou de enchidos, já que são bem servidas e os preços são apelativos. Para quem gosta de sandes de pernil, por lá garantem que é a melhor da cidade (e nós comprovamos)! 😉 Mas há mais: há sandes com pão d’avó que podem ser recheadas de chanfana, alheira, alheira com ovo, rissol, prego, pernil, pernil e queijo da serra, patanisca e presunto, sendo que vêm sempre bem acompanhadas de batatas fritas. Podem ver as várias opções da ementa aqui.
Lareira Porto
Lareira

Quanto a nós, escolhemos uma tábua de enchidos com queijo da serra, curado e cabra, chouriço paio o presunto. De seguida, deliciamo-nos com um prego no pão com ovo, sandes de pernil com queijo da serra que estavam suculentas e destacamos aqui o pão, que nos conquistou. E não nos escapou ainda o pica-pau (com carne e enchidos de qualidade superior), servido com um molho intenso, sabor a mostarda, realmente bom! Para regar este petisco, pedimos sangria (copo a 1.90€)… E que boa estava!
Lareira
Lareira
Lareira
Lareira
Lareira Porto
Lareira

Por fim, a sobremesa: algo típico de Aveiro, a tripas de ovos e ainda uma nova vertente: tripas de chocolate. É fácil encontrarmos também por lá bolachas e cones doces, simples com chocolate ou ovos moles.
Lareira
LareiraO espaço em si tem capacidade para cerca de 28 pessoas, sendo que cabem mais dez ao balcão. Mas para quem vai com o espírito até se come de pé e junto ao balcão. Afinal de contas, era assim que antigamente se fazia! 😉
LareiraUma curiosidade engraçada: o Lareira está incluído na rota dos Caminhos de Santiago como espaço de acolhimento a peregrinos que por ali passam. :)

Às Sextas e Sábados têm as portas abertas até à uma da manhã. Estão à espera de quê?

Onde fica? Rua das Oliveiras, nº 8.  PortoLareira

ver blog

Se gostou deste artigo partilhe com os seus amigos