Artigos

Alguns incómodos na gravidez

Durante todo o processo de gravidez, a mulher vai tendo algumas transformações físicas, mentais, emocional e espirituais.

Com isto, é frequente sofrerem alguns transtornos que podem variar de mulher para mulher, assim como as suas causas. Importante referir que não passam de memórias reprimidas e traumáticas que se somatizam e se traduzem em doenças/incómodos.

Em todos os casos, é necessário encontrar a causa dos sintomas para a cura ser eficaz, apesar de que tratando apenas os sintomas as melhoras já são significativas.

É também importante analisar todas as situações, pois cada pessoa tem a sua história de vida e todos estes sintomas estão ou podem estar associados a muitas outras causas.

Alguns dos incómodos:

  • Retenção de líquidos
  • Aumento de peso
  • Diminuição de peso
  • Dores lombares
  • Fadiga

 

Causas holísticas de alguns incómodos na gravidez:

  • Retenção de líquidos- ­de todas as vezes que retemos ou não nos conseguimos desfazer de memórias, principalmente associadas à tristeza, o nosso corpo somatiza em excesso de água, que se pode espalhar por todo o corpo ou condensar nalguma ou algumas zonas específicas. Isto vai depender de mulher para mulher e a que cada zona do corpo representa.
  • Aumento de peso- ­surge quando não nos permitimos libertar os excessos que vamos tendo ao longo da vida. Excessos que podem ser de várias origens:

-mental­ preocupações, associações…;

-emocional traumas…;

-físico­ alimentação indevida, sedentarismo…

  • Diminuição de peso- ­tal como o caso do excesso de peso, esta associação é contrária. As origens serão as mesmas, mas neste caso a pessoa não se sente capaz do desafio e entra em conflito de desistência.
  • Dores lombares- ­o aumento da barriga provoca uma maior tensão a nível lombar, podemos muitas vezes originar em lombalgias (curvatura convexa da coluna lombar) pelo efeito do aumento da barriga e pela falta de massa muscular. Dores lombares estão muito associadas à perda de força interior em relação a si, a algo e/ou ao outro. Conflitos pessoais e/ou relacionais.
  • Fadiga- ­caso muito específico de desânimo, desistência da vida ou de alguma situação. A fadiga vem acompanhada de tristeza que mais uma vez é a falta de confiança, falta de fé na vida.

 

Em termos de tratamentos para alguns dos incómodos da gravidez, existem muitos procedimentos que podem ser aplicados. Todos funcionam de forma eficaz, mas é necessário lembrar que é na aceitação que a cura começa.

Nunca podemos “ajudar” quem não quer ser ajudado e não se permite ver o que se está a passar com o seu corpo.

Aumento da auto-estima é fundamental em qualquer processo de cura.

Nestes casos, afirmações positivas ajudam em grande escala no trabalho de amor próprio.

Alguns exemplos de terapias:

Terapia de Unificação do Ser, Massagens, Acupunctura, Florais de Bach, Terapias de libertação emocional, Yoga, Técnicas de relaxamento, Meditação, Caminhadas, Dança, Homeopatia, Naturopatia…..

Foto tem créditos: FilipeRaimundo – fotografia

Se gostou deste artigo partilhe com os seus amigos

Veja também