Aveia e os 5 benefícios para a saúde

A aveia para além de fornecer substâncias essenciais ao organismo, é capaz de prevenir certas doenças. A fibra que faz bem à sua saúde.

  1. Colestrol: ajuda a reduzir o colestrol “mau”;
  2. Sistema Imunológico: reforça o sistema imunológico e ajuda a combater infeções;
  3. Coração: contribui para reduzir a pressão arterial.
  4. Apeite: produz uma senasação de saciedade e reduz a ansiedade.
  5. Cérbero: ajuda a combater o stress e promove a função

Os Benefícios Comprovados
Rica em fibras, a aveia é um bem essencial para quem pretende manter os níveis de açúcar no sangue controlados. É verdade, este cereal ajuda a evitar a sobrecarga de glicose e de insulina, a hormona que leva os compostos açucarados para dentro das células. As fibras permitem que a glicose seja absorvida de maneira lenta e gradual, o que, por sua vez, regulariza a libertação de insulina.
Não é a toa que o cereal já é um forte aliado para quem sofre de Diabetes tipo 2, uma vez que suas fibras diminuem os picos de glicémia. Como ela prolonga o efeito de saciedade, o organismo entende que não mais precisa liberar glicose, o que ocorreria caso a pessoa ainda não se sentisse plenamente saciada, ou seja, com fome.

Dicas simples para consumo

A recomendação dos nutricionistas é consumir, no mínimo, três colheres de sopa de farelo de aveia por dia, algo equivalente a meia xícara de chá.
Vale polvilhá-lo sobre a salada de frutas ou de folhas, ou usá-lo no preparo de uma massa para bolos, pães ou biscoitos. Se preferir, consuma quatro colheres de sopa da farinha obtida do cereal.

O excesso de insulina também favorece à criação de depósitos de gordura corporal. Uma porção de mamão ou da banana salpicada de aveia pela manhã vai impedir que a fome chegue rápido e, o principal, que o indivíduo se exceda no almoço.

Mas os benefícios da aveia vão além de diminuir a obesidade e a Diabetes. As poderosas Betaglucanas contidas nela proporcionam um extraordinário papel em nosso sistema imune. Pesquisadores constataram que esse tipo de fibra intensifica a ação das forças imunológicas, diminuindo a chance de sucesso das infecções. Elas ainda modulam as células de defesa que estão envolvidas nos processos inflamatórios. Isso quer dizer que esse nutriente ajuda a impedir inflamações recorrentes – cenário ideal para o desenvolvimento de diversas doenças. No cereal também encontramos vitaminas e minerais antioxidantes, ou seja, capazes de eliminar os radicais livres que danificam nossas células.

Fica a sugestão: “PÃO” DE AVEIA, BANANA E CÔCO”, da Sweet Bigas:
VER RECEITA

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