Receitas

Banoffee Pie (Fácil)

Já vos dissemos – e mostrámos – que adoramos sobremesas com bananas. Não resistimos ao sabor doce das já bem maduras e com pintas. São versáteis, com uma textura ótima e francamente não acreditamos que alguém não goste delas.
banoffee tarte receitas.jpg
banana and cream.jpg
A receita que vos trazemos hoje é, também ela, versátil. Ainda que os ingredientes base sejam praticamente os mesmos, dá para fazer certas alterações e transformarem-na ao vosso gosto. Há quem prefira a base de massa quebrada, o recheio feito com bananas esmagadas, leite de soja e uma espécie de toffee feito na frigideira. Nós gostamos mais dela assim.
A Banoffee Pie é simples. Bolachas Maria, bananas, leite condensado cozido e natas bem frias. A acrescentar só mesmo muita gula e boa companhia.

Para fazermos a Banoffee Pie precisamos de:
2 bananas maduras grandes
1 lata de leite condensado cozido
300 g de bolachas Maria (ou digestivas)
120 g de margarina derretida
200 ml de natas para bater bem frias
Bolacha esmagada ou lascas de chocolate para decorar.

Começamos por forrar uma tarteira redonda de fundo amovível com papel vegetal. Ligamos o forno a 180º.
Picamos as bolachas até virarem pó e derretemos lentamente a margarina. Juntamo-la aos poucos enquanto misturamos nas bolachas. Repetimos o processo até obtermos uma massa tipo areada.
Dispomos na tarteira, calcando bem com a mão. Levamos ao forno por 10 minutos e deixamos arrefecer. (A massa é frágil.)
Com cuidado, e aos poucos, espalhamos o leite condensado cozido por cima da base de bolacha até a cobrirmos por inteiro e dispomos as bananas cortadas às rodelas.
Batemos as natas (bem frias!) com uma colher e meia de chá de açúcar em pó. Quando atingirem chantilly, retiramos e colocamos generosas colheradas por cima das bananas.
Decoramos com bolacha Maria esmagada ou lascas de chocolate e conservamos no frio.

Bom apetite!
banana leite condensado.jpgbanoffee pie receitas.jpg

ver blogue

Se gostou deste artigo partilhe com os seus amigos

Veja também