Receitas

Bolachas de tangerina

O Verão, efetivamente, traz coisas boas: o calor, o sol, mergulhos no mar e noites longas com os amigos. Não queremos que a estação se vá embora e ansiamos para que aquele dia de praia dure sempre mais um bocadinho.

No entanto, quando chega o Outono, já nem nos lembramos da estação anterior. Os parques transformam-se em tapetes de folhas de cores quentes, o pôr do sol – por vezes – adota tons de laranja e lilás, o fumo que se avista é das castanhas assadas e a nossa fruta favorita está em todos os mercados. Romãs, laranjas de umbigo, diospiros (os de roer são uma verdadeira perdição e são presença constante na fruteira cá de casa), figos e as aromáticas tangerinas.

Existem centenas de receitas de bolachas e todas elas, temos a certeza, ótimas. No entanto, nós, seja para as de limão, as de chocolate, cacau, especiarias, laranja ou estas de tangerina, preferimos sempre a nossa receita que já vem dos clássicos “Pantagruel caseiros” de casa das avós. Sigam-na à risca e terão nesta a também vossa receita de bolachas.

Para fazerem as bolachas de tangerina precisam de:

100g de margarina à temperatura ambiente
80g açúcar amarelo
235g farinha peneirada + para esticar a massa (usamos Nacional)
Raspa de 5 a 6 tangerinas
Sumo de 1 tangerina
1 pitada de sal fino
1 ovo
1 colher chá fermento em pó

Começamos por ligar o forno a 180º e forrar dois tabuleiros de ir ao forno com papel vegetal. Reservamos.
Passamos a bater a margarina com o açúcar e o ovo inteiro até obter uma massa suave e homogénea.
De seguida, juntamos a raspa da tangerina e o sal. Deixamos bater novamente até que tudo incorpore. (Aconselhamos a provar a massa de forma a garantir um sabor forte a tangerina)  Peneiramos a farinha e o fermento e, aos poucos, envolvemos na massa com a ajuda de uma colher de pau. *
Numa superfície plana, limpa e enfarinhada, estendemos um pedaço de massa com a ajuda do rolo até obtermos a grossura pretendida. Damos-lhe a forma que quisermos e repetimos o processo. Dispomos nos tabuleiro forrados com papel vegetal e deixamos cozer entre 8 e 10 minutos ou até dourar.

Bom apetite!


* Podem colocar a massa no frigorífico entre meia hora e 1 hora. Isto ajuda a endurece-la um pouco mais e fica mais fácil de estender. 
Se preferirem podem fazer estas bolachas com laranja, limão ou especiarias.


Tangerina_Score

 

 

 

 

Gordo e Gorda On Tour

 

Se gostou deste artigo partilhe com os seus amigos