Receitas, Saúde e Bem-estar

Bolo de cacau com mousse de chocolate negro

O dia de ontem foi de festa.
1 bolo de chocolate marry berry .jpg

Nos dias de aniversário há a tendência para aproveitarmos os (poucos) momentos a sós para fazermos um introspecção do ano que passou. Agradecer as coisas boas, libertar a nossa mente das desagradáveis e prometermos a nós mesmo que faremos sempre mais e melhor.
2-marry-berry-mousse3-mousse-dark-chocolate
E festa que se preze não merece a menção se não tiver bolo. Mas o dilema é sempre o mesmo: que bolo fazer? De que sabor? De que tamanho? Felizmente veio-nos à memória um dos muitos episódios da doce Mary Berry – dá no 24 Kitchen Portugal – que nos fez cair de paixão por um bolo de cacau com uma macia – mas densa – mousse de chocolate negro. A receita era simples e fazia-se num ápice!

Para fazermos o bolo de cacau com mousse de chocolate negro precisamos de:

1 forma redonda de fundo e laterais amovíveis com 22 cm de diâmetro

Para o bolo:
25 g de cacau magro
3 a 4 colheres de sopa de água a ferver
100 g de margarina à temperatura ambiente
2 ovos grandes
100 g de farinha com fermento
1 colher de chá de fermento em pó
100 g de açúcar

Para a mousse:
300 g de chocolate negro 50%
450 ml de natas

250g de framboesas frescas

Começamos por forrar a forma (no fundo e laterais) com papel vegetal. Reservamos e ligamos o forno a 190º.
Com a ajuda de um salazar dissolvemos o cacau com a água a ferver até virar uma pasta. Vertemos o preparado para uma tigela e juntamos o açúcar e a farinha peneirada com o fermento. Batemos uma primeira vez. Sem desligar a máquina juntamos os ovos – um a um – e, por fim, a margarina. Batemos bem até formar uma massa homogénea e brilhante. Vertemos para a forma e levamos ao forno por aproximadamente 20 minutos (ou até o palito sair sequinho).
Deixamos arrefecer.

À parte, derretemos o chocolate em banho-maria e deixamos arrefecer completamente fora do lume.  Batemos as natas em chantilly e vamos envolvendo o chocolate, aos poucos, de cima para baixo, para não perder o ar. Assim que estiver tudo homogéneo, vertemos para cima do bolo, alisamos com uma espátula, e levamos ao frigorífico por 5 horas ou, preferencialmente, de uma dia para o outro.
Desenformamos com cuidado e servimos com framboesas frescas.
4-raspberries-chocolate-cake5-recipe-cocoa-cake
Bom apetite!


Nota: Esta sobremesa não é doce mas não pensem, por isso, que é menos agradável. Na verdade, acreditamos que se usarem um chocolate de leite para a mousse (como ela fica tão densa) não conseguirão comer uma fatia inteira. Mas fica ao vosso total critério.

Gordo e Gorda On Tour

Se gostou deste artigo partilhe com os seus amigos

Veja também