Bolo de chocolate (sem farinha)

Standard

Antes que revirem os olhos e digam “A sério? Mais um bolo de chocolate?” pedimos que confiem em nós e nos dêem uma oportunidade.
Já vos trouxemos vários bolos de chocolate (como o do último aniversário da Gorda, o melhor Brownie que fizemos até hoje ou o mais requisitado pelos nossos amigos) mas nenhum deles era livre de farinhas de qualquer espécie ou feitio.
bolo-de-chocolate-sem-farinhaflourless-cake
O bolo de hoje foi feito num dia muito chuvoso e, admitamos, só a ideia do aroma que iria emanar do forno deixou-nos com um sorriso nos lábios e com mais motivos para o fazermos. A receita é do talentoso The Boy Who Bakes e, mal a vimos, soubemos de imediato que tínhamos que a concretizar.
As claras em castelo (bem batidas!) vão fazer o lugar da farinha e do fermento e, acreditem, nem vão sentir falta delas – das farinhas, claro está.
É provável que ele assape um pouco depois de sair do forno e que crie rachas naturais, mas isso são pormenores que o tornam ainda mais atraente.

Para fazermos o Bolo de Chocolate (sem farinha) precisamos de:
5 ovos grandes e separados
200g de chocolate negro 70% (usem um de boa qualidade. Nós adoramos o da Lindt)
200g de manteiga sem sal
150g de açúcar amarelo
50g de açúcar fino

Começamos por forrar uma forma redonda com cerca de 20 cm de diâmetro com papel vegetal. Reservamos.
Derretemos, em banho-maria, o chocolate e a manteiga sem sal. Assim que estiver um creme brilhante e homogéneo, retiramos do lume e deixamos arrefecer quase completamente.
Numa tigela batemos as gemas com o açúcar por 5 minutos ou até a massa estar fofa e clarinha. Juntamos o chocolate derretido e batemos um pouco mais até ficar toda envolvida.
À parte batemos as claras e assim que formarem picos, acrescentamos o açúcar.
Juntamos, por cerca de 3 ou 4 vezes, as claras batidas à massa de chocolate e envolvemos bem até que tudo esteja com uma cor uniforme.
Vertemos o preparado para a forma e vai a forno pré-aquecido a 180º por 45 minutos.
cake-flourlesslindt-cake
Bom apetite!

Gordo e Gorda On Tour

Deixe o seu comentário

Tags:
Gordo e Gorda On Tour
gordoegordaontour@luanova.pt

Somos dois. O André e a Ana. Um jovem casal com gosto pela comunicação e pela vida. Comemos. Comemos muito. Passeamos. Também passeamos muito. Comemos o que fotografamos e fotografamos o que passeamos. Comida, viagens, fotografia e música fazem parte do nosso dia-a-dia de jovem casal contemporâneo a tentar começar uma vida em comum cheia de sonhos para partilhar e apenas meia dúzia de trocos para gastar.



#Segue-nos no Instagram