Receitas

Bruschettas de salmão fumado, ricota e alcaparras

BRUSCHETTAS DE SALMÃO FUMADO, RICOTTA E ALCAPARRAS

Adoro queijo. No meu frigorífico coabitam vários tipos e, para mim, a felicidade também é isso. Um dos meus melhores amigos não gosta de queijo, nem de natas, e tem um faro semelhante ao da Bigas para detectar possíveis tentativas de engodo. Pior: já me disse que o blogue tinha “demasiadas receitas com queijo” e isto ainda agora começou. Adiante.
Domingo ao final do dia. Em cima da mesa, e aos últimos raios de sol, estas bruschettas de salmão fumado. À sombra, a ampulheta de areia fina, que cronometra precisa e velozmente os segundos para o recomeço de uma nova semana. De desafios que se aproximam. À sombra, a esperança, como numa cadeira de baloiço, que vem, que vem.



INGREDIENTES
[2 pessoas]
4 fatias de pão saloio
4 fatias de salmão fumado
Queijo ricotta a gosto (ou queijo fresco)
Alcaparras a gosto
Meia cebola roxa laminada
Azeite q.b.
Orégãos secos q.b.
Gotas de limão (facultativo)

PREPARAÇÃO
  1. Pincelamos as fatias de pão (apenas um dos lados) com um fio de azeite, polvilhamos com orégãos e tostamos num grelhador até apresentarem um tom dourado.
  2. Retiramos e barramos generosamente com ricotta. Por cima, dispomos uma fatia de salmão fumado, alcaparras e meias-luas finas de cebola roxa.
  3. Repetimos o processo para as restantes fatias de pão e, na altura de servir, esprememos algumas gotas de limão para intensificar a frescura.

VER BLOGUE

SWEET BIGAS

Se gostou deste artigo partilhe com os seus amigos

Veja também