Como cuidar da pele do seu bebé?

Como cuidar da pele do seu bebé?

A pele é um órgão de grande importância, multifuncional, que promover, mediante a função de barreira cutânea, proteção mecânica, termorregulação, vigilância imunológica, e previne a perda insensível de fluídos corporais.

A pele de bebé é mais sensível, quando comparada com a dos adultos, distinguindo-se pela sua extrema fragilidade da camada córnea, que não só a torna muito mais susceptível a agressões de agentes externos, com mais permeável à absorção de substâncias capazes de provocar irritações. Com isto, é extremamente importante adotar alguns cuidados especiais com a pele de bebé.

A pele do bebé é menos resistente do que a dos adultos e especialmente sensível a influências químicas, físicas e microbianas: as substâncias que entram em contacto com a pele do bebé são absorvidas mais facilmente e penetram nas camadas mais profundas.
A pele do bebé tem tendência a secar, é mais sensível aos UV do que a pele adulta.

A sensibilidade aos UV é aumentada pela baixa pigmentação da pele dos bebés. Os melanócitos (as células responsáveis pela produção de melanina) estão presentes.

Dermatite atópica
É uma das doenças mais comuns na infância e afeta globalmente entre 10% a 20% das crianças. Num terço destes casos, a doença desaparece na infância mas noutros prolonga-se até à idade adulta.
Não contagiosa mais incomodativa e, por vezes, dolorosa, tem normalmente 2 fases. A fase inativa, em que a pele está muito seca, irritável e descama, precisando de hidratação diária, e a fase ativa (ou “inflamada”) em que a pele precisa de medicamentos tópicos para acalmar a inflamação.

Sintomas em bebés
É raro em bebés com menos de 3 meses. Os sintomas desenvolvem-se por normas após o bebé ter sido desmamado. Surge uma irritação cutânea que inflama a pele e causa prurido. Nas fases de inflamação, a pele pode ter pus. Os bebés têm normalmente dermatite atópica na cara (especialmente nas bochechas)  e escalpe (também conhecido como “crosta Láctea”), joelhos e cotovelos. É muito raro os bebés terem pele atópica na zona das fraldas. Apesar da inflamação causada pelas fraldas parecer igual, é uma área demasiado húmida para a dermatite atópica se desenvolver.

Sintomas em crianças
As crianças que desenvolvem a doença mais tarde (entre os 2 anos e a puberdade) começam com uma irritação no corpo, que se torna seca com comichão e escamosa. A pele fica irregular, mais grossa e endurecida. As áreas afetadas são normalmente as pregas do cotovelo ou joelhos, pescoço, pulsos, tornozelos e/ou as pregas entre as nádegas e as pernas.

Cuidados preventivos e outras recomendações
Usar loções suaves: sabonetes alcalinos são agressivos para a pele, removem os lípidos e secam-na.
Limite o tempo do banho: a água quente e os banhos longos removem os lípidos da pele. Reduza o tempo e use água morna em vez de quente
Cuidar: a hidratação regular com produtos para pele sensível ajuda a manter a pele jovem hidratada e saudável. Os produtos de cuidado devem ser usados para tratar a dermatite atópica.
Proteger: a pele jovem necessita de proteção especial contra os raios UV.

É também extremamente importante ter em atenção a muda, atempada, de fraldas, para que não venham a desenvolver-se infeções intermediadas por fungos e bactérias nas áreas em questão, causadas pela ação enzimática provocada pela urina, fezes e a própria fricção das fraldas. O ambiente húmido proporcionado pela fraldas suja possui uma agressividade perigosa para a pele sensível da criança, aumentando a probabilidade de desenvolvimento de dermatite. Porém esta patologia pode também afetar as áreas dos cotovelos, punhos, pele atrás dos joelhos e pescoço, áreas essas que ficam avermelhadas, inflamadas e com intenso purido e que carecem de cuidados no seu tratamento.

Alguns dos cuidados preventivos a ter devem materializar-se no uso de produtos hidratantes que respeitem o ph fisiológico da sua pele, principalmente nos lactentes, de modo a fortalecer as suas defesas naturais contra a proliferação de micróbios e outros agentes agressores, já que a pele do bebé é especialmente sensível às bactérias do meio ambiente.

Emolientes
Os emolientes são emulsões que contêm lípidos, amaciam e restauram a elasticidade e homeostase da pele e evitam a perda transepidérmica de água.
Deixam um filme lipídico que preenche os espaços entre os corneócitos, o que facilita a sua adesão ao nível do extrato córneo e da barreira cutânea, além de tratarem a pele seca.

Os Dermocosméticos Dermedic criaram uma linha, Linum Baby, para pele seca, muito seca, atópica e alérgica (cuidado/tratamento da pele para crianças a partir do 1ºdia de vida) constitui uma solução complexa e segura para problemas de atópica.

Bálsamo suave para o corpo

 

  • Suaviza e amacia a pele
  • Acelera a regeneração de tecidos danificados
  • Elimina a sensação de desconforto causada pela pele seca e melhora a sua flexibilidade
  • Anti-prurido
Creme Corporal e facial hidratação prolongada
  • Anti-inflamatório e anti-prurido
  • Acalma a pele, aumenta a sua imunidade natural
  • Hidratação de longa duração, por ligação de água à epiderme – melhora consideravelmente o nível da hidratação da pele
Creme facial especial protetor
  • Cria uma barreira protetora para a pele delicada da criança
  • Protege contra os raios UVA e UVB
  • Alivia irritações e vermelhidões da pele
  • Acalma a pele, aumenta a sua imunidade natural
  • Garante nível adequado e hidratação da pele.
Emulsão de banho
  • Anti-inflamatório e anti-prurido
  • Ajuda a regeneração e acelera o processo de cicatrização da epiderme danificada
  • Produto hipoalergénico
  • Melhora a condição da pele, mesmo em caso de extremamente seca
  • Elimina a sensação de desconforto causada pela pele seca e melhora a sua flexibilidade
  • Não deixa uma camada gordurosa
  • Não contém sabão, parabenos, SLS, fragrâncias e corantes
Gel de banho
  • Lava delicadamente, não deixa a pele seca
  • Não contém sabão, parabenos, SLS
  • Não faz arder os olhos
  • Anti-inflamatório e anti-prurido
  • Melhora a condição da pele, mesmo em caso de pele extremamente seca
Óleo de Banho
  • Inclui conservante natural ECOCERT
  • Para um uso diário para crianças com pele muita seca e atópica

 

Deixe o seu comentário

Nuno Pacheco
nunopacheco@luanova.pt

“Há alturas da vida de uma pessoa que é necessário mudar…de deixar o conforto do território conhecido e embarcar numa viagem à descoberta de novos desafios, de novas metas, de novas perspectivas… talvez, quem sabe, de um novo eu… descobriu que a Medicina Tradicional Chinesa era o desafio, era a meta e, ao mesmo tempo deu-lhe novas perspectiva da saúde do ser humano e descobriu uma nova paixão…pratica Medicina Tradicional Chinesa com a mesma paixão e felicidade com que vive, cada dia, rodeado de quem mais ama… o seu lema de vida é: nada acontece por acaso…é obrigatório ser feliz…



#Segue-nos no Instagram