Receitas

Éclairs de baunilha e chocolate

Éclairs de baunilha e chocolate

Eclairs chocolate receitas.jpg
Os majestosos – e pesadíssimos – livros de receitas do antigamente trazem, por baixo da fina camada de pó característico do que é pretérito, segredos que faziam de todas as mulheres umas verdadeiras Maria de Lourdes Modesto.

Graças a eles nenhuma lagosta ficava mal suada, nenhum frango era mal assado nem nenhum bolo de aniversário ficava sem uma gulosa cobertura.
vanilla eclair yummyChoco eclair baunilha receita
Abrimos o Tesouro das Cozinheiras que há muito estava perdido em casa da avó da Gorda e, por entre Ovos Egípcios, Omeletas de Rim e outras coisas menos próprias ao sensível estômago do português contemporâneo, encontramos uma imensa panóplia de dicas para fazer as melhores massas folhadas, areadas, sablé.
A massa choux, a que vos trazemos hoje, parece dantesca mas, na verdade, faz-se em menos de nada. Prometemos.

E porque há sempre uma tablete de chocolate perdida por casa, trazemo-vos eclairs de baunilha e chocolate.

Para fazermos os Eclairs de Baunilha e Chocolate precisamos de:

Massa Choux:
250 ml de água
90 g de manteiga sem sal
1 colher de café mal cheia de sal fino
1 pitada de açúcar
3 ovos inteiros
150 g de farinha de trigo (usamos Nacional)

Creme de Baunilha:
100 g de açúcar refinado
500 ml de leite magro
2 ovos + 1 gema
1 colher de café mal cheia de baunilha em pó (usamos Vahiné)
25 g de amido de milho

Cobertura de Chocolate:
1 tablete de chocolate de culinária (usamos Pantagruel)
Leite Magro q.b. para deslaçar

Começamos por fazer o Creme de Baunilha. Num tacho juntamos o leite com o açúcar e a baunilha, mexemos bem e aquecemos, sem nunca deixar ferver.
Numa taça à parte, com a ajuda de um fouet, batemos os ovos e a gema. Juntamos os ovos ao tacho com leite e mexemos para os incorporar.
Numa outra taça deitamos um pouco do leite com açúcar e peneiramos para lá o amido de milho de forma a evitar grumos. Mexemos bem com um fouet. Quando estiver tudo incorporado, adicionamos ao tacho e mexemos, sem parar, até engrossar.
Retiramos do lume e deixamos arrefecer lentamente. Quando estiver morno enchemos um saco de pasteleiro sem bico e reservamos.

Para a massa juntamos a água, o sal, o açúcar e a manteiga cortada aos cubos num tacho e deixamos dissolver em lume brando. Quando ferver, retiramos do lume e deitamos a farinha toda de uma só vez. Mexemos vigorosamente com a ajuda de uma colher de pau até toda a massa de descolar das paredes do tacho.
Batemos 3 ovos numa taça à parte e, aos poucos, vertemos os mesmos na massa. Mexemos com movimentos circulares até tudo estar incorporado e os ovos tiverem terminado.
Deixamos arrefecer ligeiramente e colocamos toda a massa num saco de pasteleiro (não usamos nenhum bico de pasteleiro). Reservamos.
Ligamos o forno a 170º e forramos dois tabuleiros com papel vegetal. Cortamos a ponta do saco e desenhamos rectângulos.
Levamos a assar por cerca de 45 minutos ou até estarem dourados e cozidos por baixo.
Retiramos do forno e com a ajuda de um palito de espetada fazemos um buraco numa das pontas e furamos até ao outro lado sem o furar.
Deixamos arrefecer um pouco e recheamos com o creme de baunilha. Reservamos.

Partimos a tabelete e colocamos numa taça que aguente o calor de um banho-maria. Derretemos o chocolate e vamos juntando leite, aos poucos, até ficar com a espessura que desejamos. Passamos a parte de cima dos eclairs pelo chocolate derretido e servimos.
Eclairs bule cháChoux pastry chocolate


Dica: Se preferirem usem chocolate branco em vez de negro e decorem com lascas de amêndoa ligeiramente tostadas numa frigideira.
Para o recheio podem usar chantilly caseiro ou fazer um creme de café.

visitar blogue Gordo e Gorda on Tour

Se gostou deste artigo partilhe com os seus amigos

Veja também