Artigos, Desenvolvimento pessoal, Terapias

O que é a Escrita Terapêutica?

O porquê desta terapia?

“Comecei a escrever há muitos anos atrás para expressar os meus sentimentos, as minhas emoções, falando comigo mesmo sobre assuntos secretos que, por vezes, não faziam qualquer sentido e originavam questões sem respostas!

Escrevi imenso ao longo destes anos sobre todos os processos emocionais que vivi e que marcaram a minha vida e contribuíram para o meu desenvolvimento pessoal, profissional, espiritual e emocional, tenham sido mais ou menos positivos, mas marcando imensamente a minha forma de viver!

Compreendi o efeito terapêutico das palavras, de cada texto, poema, carta, reflexão, ao experimentar mudanças emocionais que julgava não serem possíveis, por não compreender o que sentia e a razão de certas situações surgirem na minha vida! Sim, a escrita era terapêutica e elaborei diversos processos de cura através das palavras aliadas a outras técnicas terapêuticas, voltando sempre à escrita para refletir, expressar o que sentia e elaborar novas questões e inquietações da minha Alma!

Com o meu desenvolvimento e dedicação fui criando técnicas, elaborando estratégias tendo criado os modelos de workshops e palestras que hoje dinamizo, levando a cada pessoa um pouco do meu saber, do meu Viver, da minha experiência com a escrita terapêutica e exemplificando com histórias pessoais e profissionais!

Sim, posso estar a enaltecer a terapia pois poderia querer mais participantes, mais locais para divulgar, mas essencialmente falo muitas vezes sobre a escrita terapêutica, pois Acredito no seu potencial, Creio nas vastas possibilidades de aplicação e de desenvolvimento e nas perspetivas que origina a cada ser que a conhece e aplica no seu dia-a-dia!

Falo com Amor na Escrita Terapêutica, pois é uma outra extensão de mim, parte do que Sou, como Vivo e sei que através desta terapia que dinamizo aperfeiçoo e otimizo o meu Cuidar e enalteço o meu propósito de Vida, a minha Missão!

Desafio-te a conhecer, a aplicar e a comprovar a mudança que ocorrerá em ti, a cada frase escrita, cada emoção compreendida e transformada!”

Ricardo Fonseca, 2015

Se gostou deste artigo partilhe com os seus amigos

Veja também