Sítios para ir

Évora com direito a gastronomia dos deuses!

Évora

ÉvoraÉvora, a princesa do Alentejo, que rouba cada vez mais o coração de turistas nacionais e estrangeiros. E com muitos motivos para isso! A cidade é ponto de paragem obrigatório para quem quer que viaje em Portugal – entre o Algarve e o Norte – ou – entre a região de Lisboa e a Espanha que começa em Badajoz, em direção a Madrid.

Évora
ÉvoraConsiderada Património Mundial pela Unesco em 1986, Évora é uma cidade-museu embelezada pelas suas casas brancas, os azulejos e as varandas tão característicos.

A Praça do Giraldo é a praça principal da cidade. Disseram-nos que todas a ruas vêm dar aqui, por isso é o local a partir do qual facilmente se chega às outras atracções turísticas, serve de orientação. 🙂 Tem uma particularidade que, na altura (no séc. XVI), foi a solução encontrada para o calor excessivo no Verão: o fontanário quinhentista e as arcadas viradas a Sul que servem de abrigo e que tornam o passeio agradável, mesmo quando o sol escalda.

Visitámos Évora e o seu centro histórico sem pressas, sem correrias, simplesmente desfrutando da tranquilidade e qualidade do nosso Alentejo. Portanto, foi uma visita ao melhor ritmo alentejano: “devagar, devagarinho”, não é o que se diz por aí? 😉 Em Roma, sê romano.
Évora
Évora
Évora
Évora

O Templo de Diana, um templo deixado pelos romanos e que hoje é o cartão postal da cidade.
É o exlíbris eborense que, à noite, ganha um outro encanto.
Évora

Templo romano de Évora

Comer e beber bem é também com o que podem contar quando visitarem Évora. A gastronomia alentejana é das mais ricas do país, é uma digna representante da dieta mediterrânea e nós cá (com)provamos isso! Fomos à Tábua do Naldo e ao Chão das Covas.

Começando pela Tábua do Naldo, do chef Reginaldo Branco…
Tábua do Naldo
Tábua do Naldo
Évora
Tábua do Naldo
Évora
Évora
Tábua do Naldo
ÉVoraAqui a gastronomia é diferente do tradicional, mas sem perder a sua essência. As combinações de sabores são invulgares, mas apesar de inovador, não fogem à típica comida tradicional.Ponto de paragem obrigatório!

O restaurante Chão das Covas também é uma boa opção, mais tradicional e típica, e fica pertinho do Aqueduto. Se conseguirem lugar, fiquem na esplanada para poderem vivenciar um dos lugares únicos da cidade, o Largo Chão das Covas.
Chão das Covas
Chão das Covas
Chão das Covas

A nossa visita a Évora serviu também como pretexto para conhecer o reputado Ecorkhotel, Évora Suites & SPA, o hotel ecológico certificado revestido em cortiça, o primeiro do seu género a ser certificado em Portugal. Mas isso fica para outro post, que este já vai longo…! 🙂
Évora

Querem ver a cidade eborense em vídeo?

DoubleTrouble

Se gostou deste artigo partilhe com os seus amigos