Artigos, Desenvolvimento pessoal, Exercícios

Descubra o caminho de Buda através do exercício de Poder

Descubra o caminho de Buda através do exercício de Poder

Este exercício contém oito passos e é dirigido para potenciar a natureza do ser humano, desenvolve o chakra laríngeo, aumenta o foco da intenção e faz fluir a vontade para conseguir atingir e ultrapassar as metas a que nos propomos na vida, sermos melhores seres humanos em todos os aspectos: vital, emocional, mental, espiritual e material.

Leia o texto todo antes de começar a praticar, e lembre-se que só depende de si mesmo ser tudo o que quer e pode ser, que por muitos cursos que tire, por muitos livros que leia, por muitos retiros que faça e por muito conhecimento que tenha…o caminho faz-se ao caminhar. Prática, aplicação, dedicação, entrega e compromisso…boa jornada!

1º Passo: Segunda feira é o dia da PALAVRA. Concentre-se no que vai falar e controle tudo o que fala, e fale somente o que é útil, necessário e verdadeiro. Evite conversas fúteis.

2º Passo: Terça feira é o dia da HARMONIA. Concentre-se em passar o dia em harmonia consigo mesmo, com as pessoas e com o ambiente, com a postura firme de que nada poderá alterar a sua harmonia.

3º Passo: Quarta feira é o dia da DECISÃO. Concentre-se em tomar decisões sem ter dúvidas e incertezas. Decida simplesmente e de acordo com a sua essência.

4º Passo: Quinta feira é o dia do PENSAMENTO. Concentre-se, fique dentro de si mesmo, atento aos pensamentos e comande o seu dia focado no pensar, sem se distrair, observe todos os seus pensamentos.

5º Passo: Sexta feira é o dia da ORGANIZAÇÃO. Concentre-se na organização, organize o seu dia, as suas tarefas, os seus sentimentos, os pensamentos, os seus pertences, a sua agenda, as suas roupas, organize tudo.

6º Passo: Sábado é o dia do ESFORÇO. Concentre-se mentalmente no esforço, e aplique o esforço, para actividades físicas, para limpeza, para arrumação, para toda a actividade que fizer, deixando apenas fluir o esforço, sem reclamar ou desanimar pelo cansaço ou por a tarefa ser desagradável. Não faça mais do que pode, nem menos do que é capaz.

7º Passo: Domingo é o dia da COMPREENSÃO. Concentre-se procurando compreender as lições da vida, a situação, as pessoas, os animais, os acontecimentos e o mundo, não com crítica mas com entendimento.

8º Passo: Todos os dias são dia de AUTO-ANÁLISE. Medite todo o final do dia, antes de dormir e em silêncio, sobre como foi o exercício do dia. Faça uma auto-análise na segunda de como usou a palavra, na terça como foi a harmonia, na quarta o que teve de decisão, na quinta como foi o seu pensamento, na sexta como esteve a sua organização, no sábado o seu esforço, e no domingo a sua compreensão.

Aplicando esta técnica diariamente, após alguns meses, estará de forma automática a fazer os 8 passos todos os dias, e imagine-se então transformado, vivendo como uma pessoa que só fala o que é útil, necessário e verdadeiro, que vive em harmonia consigo, com todos e com o ambiente, que decide sem dúvidas, que comanda seus pensamentos, que age de forma organizada, que aplica o seu esforço produtivamente, que acima de tudo compreende o que o rodeia e a si mesmo, e que se auto-analisa diariamente em busca de se superar. Este é o caminho de Buda ou do Iluminado.

Se gostou deste artigo partilhe com os seus amigos

Veja também