Exercícios

6 Exercícios de mindfulness

Aqui ficam exercícios de mindfulness que ajudam a focar a atenção no momento presente. Trata-se de um treino mental que ajuda a focar a atenção na acção presente.

Treinamos com as atividades do dia-a-dia e vamos gradualmente estendendo a nossa atenção ao momento presente em outras situações, nomeadamente quando somos acometidos por medo, insegurança, dor, tristeza, ansiedade, pensamentos negativos, etc.
Sempre que escolhemos estar presentes, estamos a aceitar a ansiedade sobre algum momento futuro ou a tristeza por algum momento passado, mas sem lhes dar qualquer força. Colocamos-nos como observadores, permitindo aquilo que chamo de mente teflon, ou seja fazermos da nossa mente uma frigideira anti-aderente, por onde os pensamentos e sensações passam mas não ficam, deslizam apenas e nós podemos então, ao observar, escolher conscientemente aqueles que nos são mais benéficos.

Abaixo há uma relação de atividades diárias que a maioria das pessoas fazem de forma mecânica, automática e inconsciente. A partir de agora, todas as vezes que fizer alguma destas atividades, deliberadamente foque e preste atenção no que  está a fazer e experienciando no momento da ação.

1.Tomar banho:

Esta é uma das melhores atividades diárias para praticarmos Mindfulness pois além de ser uma atividade prazerosa, ela proporciona uma série de estímulos e sensações que na maioria das vezes não percebemos por tomarmos banho mecanicamente enquanto nossa cabeça está em qualquer outro lugar, menos no AQUI e AGORA. Ao tomar banho sinta a temperatura da água, sinta o toque das gotas do chuveiro caindo sobre o seu corpo e escorrendo por ele, observe cada sensação e cada movimento realizado. Nestes momentos não julgue o banho ou a temperatura da água como boa ou má, simplesmente sinta. Observe como se toca
ao se lavar, o sabonete ou o gel em contato com a sua pele, os movimentos verticais ou circulares, a espuma, o cheiro do sabonete e/ou champô, observe também como durante o banho a sua mente vai para longe do momento presente e começa muitas vezes a pensar sobre o que fará depois do banho, observe como durante o banho também tem a tendência de ficar relembrando-se de coisas que já aconteceram, ficar remoendo sentimentos, sonhando e/ou preocupando-se com o futuro, nestes momentos, apenas observe o processo de como a sua mente trabalha e escapa do presente e retorne à sua experiência de tomar banho de forma completamente consciente, observe o que  está a fazer no momento, toda vez que a sua mente for para qualquer outro lugar, gentilmente traga-a para o AQUI e AGORA, estando consciente de cada movimento e sensação.

2. Escovar os Dentes:

Este exercício também é de grande valia, pois assim como qualquer outra atividade,  poderá fazê-la de forma consciente. Sinta as cerdas da  escova de dentes sobre os seus dentes, sinta o gosto da pasta de dentes e o ardor em alguns pontos das suas papilas gustativas, observe em que região da sua língua elas são ativadas. Sinta as cerdas da sua escova enquanto  escova a sua gengiva, a língua, experiencie cada sensação. Foque-se em cada movimento e sensação. Experimente escovar os dentes com a sua mão não dominante eobserve cada resistência, cada dificuldade, escolha estar presente.

3. Refeições:

Deixe de lado jornais, revistas ou qualquer coisa que possa desconcentrá-lo, roubando-lhe a atenção. Desligue o computador, a TV e o rádio. Agora observe tudo, desde o ato de segurar o garfo e levá-lo à s boca a todas sensações
advindas do ato de comer, o sabor dos alimentos, a textura, o contato dos seus dentes com o alimento, a mastigação, a comida sólida e algumas vezes fibrosa tornando-se líquida e sendo engolida, passando pela sua glote e assim por diante.
Recomendo que por alguns minutos  feche os seus olhos quando a comida estiver na sua boca e coma vagarosamente, saboreando-a. Faça de conta que é um extraterrestre experimentando a sensação de comer pela primeira vez.

4.Fazer a cama (ou qualquer outra tarefa doméstica):

Há pessoas que arrumam a sua cama rapidamente e sem cuidado, outras de forma meticulosa e perfeccionista e outras simplesmente não arrumam a cama. Poucas pessoas arrumam a cama de forma consciente, prestando atenção total ao que estão a fazer. Preste atenção em cada movimento ao arrumar a  cama, desde a ação de estender os lençóis aos menores gestos de ajeitar as almofadas, oedredão e assim por diante. Observe cada movimento seu, observe como a sua cama muda de aparência. Sinta as diferentes texturas do lençol, da colcha, do cobertor, da almofada e da própria cama em si, esteja alerta sentindo o toque das suas mãos ao segurar o lençol, ao estendê-lo, ao esticá-lo e alisá-lo, sinta o cheiro dele, observe tudo, esteja com atenção plena. Esteja consciente ao arrumar a sua cama!

6. A fazer ginástica ou qualquer atividade física:

Da próxima vez que  fizer ginástica ou qualquer outro exercício físico, esteja completamente atento, ou seja, nada de headphones , música, TV ou conversa com os outros. Apenas preste atenção aos movimentos, observe as sensações nos seus músculos, observe sua respiração. Não dê adjetivos às suas sensações, como “isto dói”, “é difícil” ou “eu  sinto-me bem”, “isto é bom”. Apenas observe o seu corpo, sem julgamentos.

Estes são alguns exemplos de comportamentos rotineiros que pode experimentar completamente consciente. Faça alguns deles ou escolha outras atividades quotidianas para que esteja completamente atento (mindful). Quanto mais
fizer coisas de forma consciente, mais em contato  estará com a sua vida real. De fato, várias atividades que  acha chatas e aborrecidas, podem transformar-se porque poderá experienciá-las com todas as suas nuances.

Por exemplo se forem dar uma caminhada concentrem-se em todos os pormenores possíveis daquilo que vos rodeia e nas sensações do vosso corpo, observem os vossos pensamentos sem julgar. O mesmo se estiverem a andar de carro, ou de transportes, ou no café, etc etc)

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