Sítios para ir

Festival Internacional de Chocolate de Óbidos

Por esta altura do ano quando se fala em chocolate, todos os nossos pensamentos rumam até Óbidos – não fosse esta a vila mais doce de Portugal. E nós, eternos gulosos, demos uso ao convite que surgiu da Câmara Municipal de Óbidos e perdemo-nos no meio de tanta coisa boa.

Se nunca visitaram a vila de Óbidos, então, ponham-se ao caminho! É impensável não passar por lá nem que seja só fazer um check no vosso mapa. A vila é encantadora, bem cuidada, vive do comércio tradicional e os habitantes que a constroem são do mais simpático e sorridentes que há. A sério!
Óbidos PortugalVila de ÓbidosFoi de 10 de Março a 2 de Abril que Óbidos voltou a receber o Festival Internacional de Chocolate. Entre showcookings deliciosos, bancas cheias das mais variadas iguarias “chocolatudas” e um ambiente repleto de gente gulosa não sabemos bem o que escolher como momento preferido.

Visitámos o espaço num solarengo sábado e não podíamos ter escolhido melhor dia: cheio de gente mas com espaço suficiente para não nos sentirmos aos encontrões.
Ainda que o Festival seja dentro das muralhas, por esta altura, toda a vila se “veste a rigor” e alinha na onda do chocolate e das gulodices. Não há, por isso, estabelecimento que não tenha uma amorosa banca à porta e tente seduzir-nos com as maravilhosas ginjas em copo de chocolate ou outras iguarias.

entrada fesyival obidos.jpg

Um dos aspetos que mais gostámos no Festival foi a variedade de comércio que havia dentro das muralhas. Engane-se quem achar que este é um evento onde apenas reinam as tabletes de chocolate (também as havia e com um aspeto divinal) ou os fondues. Tudo cabia dentro da vila e era bem-vindo.
Desde frutos secos caramelizados (com ou sem chocolate), pastéis de nata de chocolate (que pecado!), gigantes e deliciosos crepes, tripas de Aveiro, churros, chocolate quente, morangos frescos e bem doces com chocolate derretido e até cheesecakes e brigadeiros em frasquinhos para irmos comendo enquanto espreitamos a banca do ladoEnfim, um mar de delícias marotas que nos encheram a alma.
chocolate festivalmorangos com chocolate festivalsobremesas festival obidos
Mas houve uma coisa que ainda hoje nos faz suspirar: as línguas de gato de chocolate. Havia-as com os mais variados recheios – maracujá, banana, caramelo, morango, café -, todos eles bastante convidativos e banhados num chocolate altamente crocante e brilhante (uma experiência que só um chocolate bem temperado pode proporcionar). Uma delícia.
linguas de gato obidos.jpg

Uma das ideias mais giras do Festival foi terem dado nomes gulosos às ruas. Enquanto percorremos o interior das muralhas passamos pela Rua das Tabletes, andámos na Praça dos Cacaueiros, atacámos o Jardim dos Bombons, suspirámos na Alameda do Chocomix e demos uma vista de olhos à Praça dos Salgados – sim, o Festival também tem um espaço dedicado aos salgados onde cachorros quentes, hambúrgueres, bifanas e Leitão à Bairrada conseguem o seu lugar de estrelas.

Os showcookings encheram os vários dias do Festival e houve-os para miúdos e graúdos. Pudemos assistir ao da Céu Chocolatier e ao da Be Nice Make a Cake e ficámos encantados com o que vimos.
Mas se houve um ponto alto, foram as várias esculturas de chocolate feitas em exclusivo para o evento. Nomes marcantes como James Brown, Madonna, Tina Turner, Carmen Miranda e a tão nossa Amália Rodrigues mereceram ser relembrados num modelos bem doces e cheirosos.
escultura chocolateamália chocolate obidos

O Festival, este ano, decorre de 10 de Março a 2 de Abril e está de portas bem abertas todas as sextas, sábados e domingos das 11h às 20h. Os bilhetes gerais (a partir dos 12 anos) custam 6€ e os de criança (6 a 11 anos) ficam a metade do preço. Podem comprar os bilhetes online aqui ou diretamente no local.


Podem ver o programa inteirinho aqui.

VER BLOGUE Gordo e Gorda On Tour

Se gostou deste artigo partilhe com os seus amigos