O que é a homeopatia?

HOMEOPATIA é uma palavra de origem grega que significa doença O princípio é simples: o que causa a doença também pode curá-la.

Foi criada pelo médico alemão Samuel Hahnemann em 1796. É uma terapia que visa estimular a força vital do indivíduo em vez de suprimir os sintomas.

Alguns factores que interferem com a saúde:
– Factor Biológico: Corpo
– Factor Psicológico: Mente, emoções e capacidade intelectual
– Factor Sociológico: Relação com o meio ambiente e as influências da sociedade sobre ele.

Este conjunto chama-se BIOPSICOSOCIAL.

O médico homeopata não pesquisa apenas os sintomas da doença. Ele precisa entender como surgem e se desenvolvem as patologias do indivíduo.

Na consulta faz perguntas sobre os hábitos, alimentação, reacções ao clima, características do sono e sonhos, estado de humor, medos, temperamento e tudo o que possa interferir com a saúde.

No tratamento homeopático o médico procura individualizar a pessoa e não a doença.

Desta forma, para uma mesma doença em diversos pacientes, cada um deles pode receber um remédio diferente.

Os remédios podem ser de origem vegetal, mineral ou animal.

São administrados em doses diluídas e dinamizadas preparadas através de uma técnica exclusiva das farmácias homeopáticas reconhecidas.

Como qualquer medicamento, deve ser tomado conforme orientação adequada, específica para cada pessoa.

NA HOMEOPATIA CADA PACIENTE É ÚNICO!

Naturopata/Homeopata

O que é são as consultas de Naturopatia?

As consultas de Naturopatia é orientado por um terapeuta devidamente formado em medicina complementar. Assim, a naturopatia concentra-se no bem estar geral da pessoa, respeitando a individualidade de cada paciente, focando-se na prevenção e regeneração de diversas doenças.

Os Naturopatas, acreditam fortemente na medicina integrativa e cooperam com todos os outros ramos da medicina, enviando os pacientes a outros terapeutas ou médicos para diagnósticos e/ou tratamentos quando indicado.

A quem se destina o aconselhamento Naturopático?

A qualquer pessoa. As consultas de aconselhamento destinam-se a todos os adultos, adolescentes e crianças, podendo actuar tanto a nível da prevenção como no tratamento de várias doenças, tais como:

– Doenças Auto-Imunes
– Infertilidade
– Diabetes mellitus
– Hiperlipidémias (níveis elevados de colesterol e/ou triglicéridos)
– Alergias e/ou intolerâncias alimentares
– Doenças cardiovasculares (enfartes do miocárdio, AVCs,…)
– Hipertensão
– Anemia
– Osteoporose
– etc

Quais os suportes disponíveis para fazer a consulta?
– Presencialmente;

Como decorrem as consultas de Aconselhamento Naturopático?

– Na 1ª consulta serão avaliadas as necessidades orgânicas do seu corpo e elaborado um plano terapêutico associado por exemplo com o tipo de sangue englobando os princípios da medicina ortomolecular inerentes ao ramo da Naturopatia. Associo sempre no aconselhamento naturopático os princípios da nutrição celular activa sendo que esta consiste na restauração do equilíbrio do organismo graças à desintoxicação e á ótima nutrição das células, pela ingestão de micronutrientes selecionados pela sua qualidade, naturalidade e eficácia. É portanto uma abordagem
global da saúde cujo o objetivo é otimizar o funcionamento celular, o equilíbrio bionutricional é desta forma restaurado com uma melhoria do estado geral.

– Nas consultas seguintes o plano terapêutico será reajustado de acordo com a evolução. A frequência das consultas de aconselhamento naturopático será estipulada após a análise das necessidades para cada situação.

Por José Maria Amaral
Naturopata/Homeopata

Deixe o seu comentário

José Amaral
josemariaamaral30@gmail.com

Naturopata/Homeopata, Terapeuta Holistico - Equilíbrio Holístico -Telheiras; Pneumomedical - Lisboa centro; Instituto Português de Naturologia;



#Segue-nos no Instagram