Lua Cheia em Escorpião – 10 de Maio de 2017

Lua Cheia em Escorpião – 20º24′

No Ciclo referente a esta Lua nova em Touro do dia 26 de Abril, focámos especial atenção na temática dos recursos e, principalmente, sobre a necessidade de desenvolver Consciência acerca da nossa relação com a matéria, e como o sentimento de Abundância está intimamente relacionado com a nossa capacidade de nos sentirmos em Gratidão pelo simples facto de existirmos. Como esse sentimento de Paz expande a quantidade de “recursos” que se colocam à nossa disposição para construirmos uma vida mais harmoniosa e estável. A oposição do Sol em Touro com a Lua em Escorpião permite-nos aprofundar este processo porque esta é a fase em que iluminamos os “buracos” existentes na nossa vida, onde ainda precisamos de levar Luz, e é o momento em que temos a oportunidade de reconhecer aquilo que ainda destrói a Paz e estabilidade do nosso corpo físico, emocional e mental. Esta lua cheia está associada ao festival de Wesak, à comemoração do nascimento, iluminação e morte do Buda. A iluminação é um estado de Consciência que apenas é possível de ser obtido quando superamos as batalhas internas que nos privam da vida da Alma e da união com o Espírito. Superamos os conflictos entre a Alma e a personalidade, e nesse momento morremos para um estado de Consciência e renascemos para outro mais refinado, até que tenhamos atingido a Libertação e termine o processo de encarnação. O eixo Touro-Escorpião representa esse portal para o caminho da Iluminação, em que o ser encontra a Paz absoluta através da capacidade de se envolver profundamente no reconhecimento e cura dos “vícios” da sua dimensão inferior, e encontra a tão desejada “Harmonia através do Conflicto”.

«Tudo o que tem um início tem igualmente um fim. Constrói a tua Paz com base nesse princípio e tudo estará bem.» Buddha

Igualmente com esta Lua que se enche em Escorpião no dia 10 de Maio chegámos ao pico deste ciclo em que, simbólica e literalmente, fazemos “contas à vida”. Teremos que chegar a um acordo entre aquilo que é a nossa Vontade, as nossas intenções iniciais, e aquilo que, ao longo deste ciclo se foi revelando como impossível de ser “construído”. Clarifica-se o que vale e o que não vale, e por essa ordem de “valor”, temos maior clareza para decidir onde escolhemos investir os nossos recursos, tomamos consciência do que aquilo que temos em nossa posse nos permite (ou não) construir e onde, por isso mesmo, ainda reside insatisfação e se torna tão necessário tomar Consciência sobre o efeito negativo que isso ainda tem sobre a nossa vida.

Esta Lua Cheia tem a particularidade de fazer contacto com Plutão em Capricórnio, e tem estreita relação com este ciclo por ser regente do signo de Escorpião. A fluidez do contacto (trígono ao Sol e sextil à Lua) facilita a tomada de decisão com relação ao que tem sido abordado, de tomar decisões sobre aqueles aspectos da nossa vida que precisam de reformas imediatas. Nesta fase talvez seja mais fácil ver (qualidade da Lua Cheia) exactamente para onde precisamos de conduzir os nossos recursos de forma a conseguirmos atrair melhor qualidade de vida, e onde podemos ter maior sensibilidade para compreender, por entre as escolhas que teremos que fazer, o que ganhamos e o que perdemos. Permite-nos igualmente tirar o melhor proveito dos recursos que temos à nossa disposição, e inclusivamente descobrir outros que nos eram “ocultos”.

Sem esta Consciência taurina minimamente desenvolvida (consultar Lua Nova em Touro), este pode ser um período emocionalmente profundo em que, na ausência de Consciência, a vida decida por nós, e acabemos por atrair circunstâncias que pretendem destruir o nosso apego excessivo ao mundo dos sentidos, e à Identificação “possessiva” com o que consideramos conforto e segurança, para que possamos reconhecer as ilusões que construímos sobre nós próprios.

O que este, e todos os acontecimentos astrológicos, permitem, é um alinhamento entre o Homem e as energias cósmicas para que o Homem possa ter a oportunidade de as receber na sua Consciência.

Deixe o seu comentário

Ana Paula Pestana
anapaulapestana@luanova.pt

Astróloga | Formadora do Ensino em Astrologia e Desenvolvimento Transpessoal na empresa Ascendente, Astrologia para um Desenvolvimento Consciente



#Segue-nos no Instagram