Receitas, Saúde e Bem-estar

Maçãs assadas com infusão de lúcia-lima

Adoro maçãs assadas. Aprendi a fazê-las com a minha mãe e no modo mais simples possível: descaroçar, encher de açúcar aquele vazio que se formou, umas colheres de sopa de água no fundo do tabuleiro e pôr no forno. Não havia nada de especial nisto, mas nunca consegui acertar no sabor que aquelas tinham. Eram muito doces – e oh se eu gosto de coisas doces! – e sumarentas.
Aqui em casa é raríssimo usar açúcar refinado e, como tal, impôs-se uma recriação mais saudável.
Esta é a minha versão favorita.
Juntei chá de lúcia-lima (limonete) caseiro, canela, sultanas doces e quase nenhum açúcar. O derradeiro toque de sofisticação está em polvilhar o topo com chocolate branco e esperar que se derreta – mas isso deixo ao vosso critério.
Uma das sensações mais reconfortantes da (minha) vida é, nos dias frios, retirar do forno um tabuleiro com maçãs já deformadas pela temperatura alta e deixar o aroma da canela alastrar-se e entranhar-se na casa toda. É como chegar exausta e calçar pantufas. Há algo de profundamente reparador, e doce, e pueril nisso.
 

INGREDIENTES

4 maçãs reineta
90 ml de infusão de lúcia-lima
3 colheres de sopa de sultanas douradas
2 paus de canela
Açúcar mascavado claro (ou mel) a gosto, para polvilhar

PREPARAÇÃO

  1. Pré-aquecemos o forno a 180º C.
  2. Fervemos a água para a infusão e, de seguida, colocamos a lúcia-lima. Deixamos infundir por três minutos.
  3. Lavamos bem as maçãs e descaroçamo-las (sem retirar a casca). Colocamos as maçãs no tabuleiro e vertemos a infusão. Adicionamos as sultanas, os paus de canela e polvilhamos o topo de cada maçã com açúcar (a quantidade é variável de acordo com o vosso gosto. Eu ponho o equivalente a uma colher de café rasa de açúcar ou mel por maçã).
  4. Levamos ao forno por 20 minutos.
Dica: se preferirem maçãs mais perfeitinhas, façam pequenas incisões na casca para que não rebentem enquanto assam.
Bom fim-de-semana, pessoas doces!
Se gostou deste artigo partilhe com os seus amigos

Veja também