Marte ingressa em Capricórnio – 17 Março a 16 de Maio

Marte ingressa em Capricórnio no dia 17 de Março onde permanece até 16 de Maio.

Na astrologia esotérica diz-se que o Carneiro culmina no signo de Capricórnio. O impulso amadurece e a força é aplicada com o objectivo de permitir a manifestação da Ordem na Terra. O Carneiro com os chifres para baixo em direcção à Terra, transforma-se eventualmente na Cabra com os chifres apontados para o Céu e onde os dois fundem-se num, o símbolo do Unicórnio. A energia que inicia a manifestação é aplicada para o bem colectivo, e conta com a Disciplina, Rigor e Determinação de um verdadeiro Discipulo e Iniciado. Através da superação das suas batalhas individuais, com a aprendizagem através do esforço, ele está pronto para se transformar num Servidor do Mundo. Até conseguirmos culminar nesta forma de Consciência, teremos que estar disponíveis para passar por muitas transformações pessoais.

 

Por isso, talvez, seja importante começar por compreender que este trânsito, no seu melhor, promove a disciplina e a coragem para enfrentar as dificuldades e agir com a responsabilidade de quem está determinado a alcançar o melhor de si mesmo. Pretende uma atitude extremamente realista, objectiva, pragmática, com forte sentido de direcção e determinação. Positivamente, se pretendiamos introduzir alguma Ordem nas nossas vidas, podemos alinhar as nossas intenções com este trânsito e fazer o melhor proveito do impulso. Podemos encontrar neste alinhamento o Tempo certo para tomar decisões que permitam a conclusão de projectos, uma oportunidade para concentrar esforços e com coragem enfrentar os testes e desafios na nossa vida, agindo com responsabilidade pelas escolhas que optamos por fazer.

Este movimento planetário tem a particularidade de Saturno encontrar-se em domicilio, dispondo Marte no signo da sua exaltação (Capricórnio) intensificando a sua simbologia e intenções. Durante este movimento, Marte faz conjunção a Saturno entre os dias 29 de Março e 6 de Abril (entre os 6 e os 11 graus, sendo o aspecto exacto a 2 de Abril) e a Plutão entre os dias 22 e 30 de Abril (entre os 19 e os 23 graus, sendo o aspecto exacto a 26 de Abril). Saturno “encosta-nos” à parede permitindo pouco espaço para fugir às responsabilidades. Se estivermos disponíveis para integrar os princípios atrás descritos temos aqui a oportunidade de agir de forma honesta face às circunstâncias, lidando com os problemas na linha da frente e, à passagem de Plutão absorver a força e o poder para implementar as reformas necessárias. No mínimo, apercebemo-nos dos limites da nossa força individual e quanto da nossa energia pessoal e dos nossos objectivos individuais carece de alguma dose de consciência colectiva e social.

Pela negativa, ao nível da personalidade, este ingresso de Marte em Capricórnio é a intensificação das lutas pela ambição material, pela conquista de Poder e necessidade de controle. Tradicionalmente considerado um signo frio, sem a energia do Amor, este movimento de Marte pode permitir a manifestação das energias mais básicas do ser humano, através de atitudes calculistas, implacáveis e destrutivas no uso do poder para obter benefícios pessoais e defender o seu território.

Enquadrado no mapa natal de cada um, as áreas de vida onde o trânsito acontece vão representar as experiências e circunstâncias que permitem a manifestação da energia e através das quais seremos convidados a aplicar os princípios descritos. Para quem tem planetas ou eixos nos signos de Carneiro, Caranguejo, Balança (signos cardeais), principalmente nos graus referidos anteriormente, os contactos de Marte (bem como a sua conjunção com Saturno e Plutão) vão produzir desafios e conflictos que pretendem rever as nossas metas pessoais e tendências individualistas; os nossos apegos e inseguranças que nos mantém presos ao passado e ligado ao que nos é familiar; bem como as nossas relações e parcerias que dificultam ou impedem a tomada de decisões mais maduras e independentes. Para quem tem planetas em signos de Terra (Touro, Virgem e Capricórnio) estes trânsitos podem ser especialmente favoráveis para a implementação e consolidação de técnicas de trabalho, para liderar ou assumir responsabilidades profissionais e sociais, estruturar e consolidar competências, e tomar decisões importantes com relação à necessidade de investir recursos.

Brevemente o artigo com o movimento retrógrado de Mercúrio pelo signo de Carneiro.

*

© Ana Paula Pestana, All Rights Reserved

Deixe o seu comentário

Ana Paula Pestana
anapaulapestana@luanova.pt

Astróloga | Formadora do Ensino em Astrologia e Desenvolvimento Transpessoal na empresa Ascendente, Astrologia para um Desenvolvimento Consciente



#Segue-nos no Instagram