Sítios para ir

Na Casa da Guripa petisca-se (e bem!) com os olhos postos no mar!

doubletrouble_casadaguripa_destaque

Entre casinhas coloridas, sargaço e maresia encontramos a Casa da Guripa majestosamente plantada à beira mar. Fica em Matosinhos, na Praia de Angeiras, e são conhecidos pelas tapas e pelos petiscos. E como diz o ditado: quem não arrisca não petisca! Vamos conhecer?

A localização de excelência, o atendimento primoroso e o excelente sabor dos petiscos são a fórmula correcta e a justificação do sucesso. Fomos à Casa da Guripa e comprovamos o que por aí andávamos a ler… A maravilha das maravilhas mora ali para os lados de Angeiras.
Casa da GuripaFoi preciso irmos atentas e de olhos bem abertos para darmos com o local. Se conhecem Angeiras, fica mais fácil. A Casa da Guripa fica perto do Mercado Municipal e é fácil de identificar graças às suas portadas azuis e fachada branca.
Casa da Guripa
Casa da GuripaNo centro da comunidade piscatória de Angeiras, Manuela e Marco recuperaram a casa – outrora de um família rica do Porto – e abriram um espaço de degustação com vistas privilegiadas sobre o Atlântico, em Julho do ano passado. O nome surgiu pela proximidade ao ponto de vigilância costeira, a Guarita – popularmente conhecida como a Guripa.  O sabor dos petiscos e das tapas é da responsabilidade do chef Helder Rego, que tanto nos pode sugerir gambas em tempura, ameijoa à bulhão pato, crepes de alheira com requeijão, como também deliciosas cataplanas de peixe e marisco, arroz do mar e paella mista. Basta irmos com os sentidos predispostos à descoberta!
Casa da Guripa
Casa da GuripaA Casa é composta por três pisos. No primeiro podemos petiscar e comer umas tapas, num ambiente informal semelhante a um bar.
Casa da Guripa
Casa da Guripa
Casa da Guripa

Casa da GuripaSe subirmos, damos de caras com a sala principal: tem capacidade para 35 pessoas e nela tudo é perfeito, desde a música ambiente, passando pela luz intimista, até à conjugação de cores.
Casa da Guripa
Casa da Guripa
Casa da Guripa
Casa da GuripaSe continuarmos a subir temos uma salinha mais reservada ideal para grupos de até dez pessoas, com um pequeno terraço que, no Verão, deve fazer as maravilhas dos fumadores.
Casa da Guripa
Casa da Guripa
Casa da GuripaA Primavera não anda simpática, mas nós por cá garantimos que é muito agradável desfrutar de um entardecer (mesmo que cinzento!) na sala bastante familiar do primeiro andar com o olhar posto na praia dos pescadores.
Casa da Guripa

Casa da GuripaFicamos tão envolvidas com o espaço que deixamos o nosso jantar ao critério da Manuela, a mentora. Pois então atentem bem ao que nos reservaram e, no fim, deliciem-se com as imagens.

Casa da GuripaCrepes de alheira com requeijão
Casa da GuripaGambas em tempura e peixinhos da horta com maionese
Casa da GuripaPolvo à galega
Casa da Guripa

Casa da GuripaPrego à Guripa com queijo da Ilha em pão do caco acompanhado de batatas chips
Casa da Guripa
E para molhar o bico prepararam-nos um jarro de sangria de espumante com morangos!

Na verdade, já não havia muito espaço para sobremesa, mas não resistimos ao pudim de laranja e ao delicioso bolo de chocolate com morangos.
Casa da Guripa
Casa da GuripaSe apreciam menus vegetarianos, na Casa da Guripa também abarcam essas opções. No fundo, trata-se de uma fusão de vários estilos, de diferentes cozinhas. Não têm um público-alvo definido, porque simplesmente reparam que recebem visitantes de todas as idades. Os filhos levam os pais, os pais levam os amigos, os amigos levam os filhos e, no fim, é tudo com “barriga cheia, pé na areia”! Quanto a nós, adoramos a vila pitoresca tipicamente de pescadores. Adoramos a simpatia do staff e em especial da Manuela. Adoramos o ambiente singular.
Casa da Guripa
Casa da GuripaHá mar e mar, há ir e voltar! E nós certamente voltaremos num dia mais solarengo para assistirmos ao pôr-do-sol a partir deste bonito camarote.
Casa da GuripaQuem não for à Guripa é um ovo podre!

Onde fica? Travessa de Angeiras, 20 (na Praia de Angeiras – Lavra). Matosinhos

vistar o blogue das Double Trouble Blog

Se gostou deste artigo partilhe com os seus amigos