Desenvolvimento pessoal, Terapias

O que é a Naturopatia? » Por Rute Calhau

A Naturopatia tem com objectivo repor o estado de saúde no organismo, através de suplementação, técnicas e métodos naturais, tais como: fitoterapia, homeopatia, auriculoterapia, recomendações alimentares, entre outros. A Naturopatia adopta uma nova filosofia de vida onde a alimentação tem um papel extremamente relevante.

Uma boa alimentação agregada ao bom funcionamento dos emunctórios e recorrendo a programas adequados atinge-se o equilíbrio orgânico aumentando-se o bem-estar. 

Deve-se recorrer à Naturopatia, não só para recuperar o bom funcionamento do organismo, como para ajudar na prevenção de futuras patologias. É importante salientar que a Naturopatia é mais do que uma simples consulta mas sim uma mudança consciente de estilo de vida para uma forma mais saudável englobando a trilogia em medicina natural (equilíbrio de mente, corpo e espírito).

A Naturopatia é uma especialidade de medicina tradicional/natural tendo com objectivo repor o estado de saúde no organismo, através de suplementação, técnicas e métodos naturais, tais como: fitoterapia, homeopatia, auriculoterapia, recomendações alimentares, entre outros. A Naturopatia adopta uma nova filosofia de vida onde a alimentação tem um papel extremamente relevante.

Uma boa alimentação agregada ao bom funcionamento dos emunctórios e recorrendo a programas adequados atinge-se o equilíbrio orgânico aumentando-se o bem-estar. É fundamental conhecer o historial do paciente para que se entenda as reais necessidades.

Deve-se recorrer à Naturopatia, não só para recuperar o bom funcionamento do organismo, como para ajudar na prevenção de futuras patologias.

Principais problemas que podem ser resolvidos com a naturopatia:

– Todo o tipo de patologias.

Exemplos: depressões, neoplasias, acne, aftas, obstipação, retenção de líquidos, má circulação, falta de concentração/memória, hipertensão arterial, diabetes, problemas respiratórios, gripes e constipações, problemas hepáticos, problemas oftálmicos, entre outros. A Naturopatia pode também ajudar em programas de emagrecimento, fazer uma desintoxicação geral ao organismo e ajudar o paciente a reeducar-se a nível alimentar para manter-se saudável. A Naturopatia pode também servir como veículo para equilibrar as emoções do paciente, através de uma consulta direccionada para a psicoterapia/psicossomática.

Principais vantagens: 

– Sem efeitos colaterais.

– Pode ser feito em complementaridade com a medicina convencional (podem haver algumas interacções medicamentosas, daí a importância de procurar um naturopata para tomar suplementação com maior segurança e direccionada para o seu problema, tendo em conta que cada caso é um caso).

Em Naturopatia pode ser aconselhado a mudança de alimentação, tal como pode existir a prescrição de suplementação alimentar ou encaminhamento para outro tipo de tratamento natural, indo de encontro às necessidades do paciente. Em Naturopatia pode ser aconselhado a mudança de alimentação, tal como pode existir a prescrição de suplementação alimentar ou encaminhamento para outro tipo de tratamento natural, indo de encontro às necessidades do paciente.

 

 

A planta apresentada na imagem acima, tem o nome de Ginkgo Biloba. É utilizada para vários tratamentos em Naturopatia, tais como: o aumento da microcirculação sanguínea (aumentando assim a capacidade de concentração e memória), demência, alzheimer, etc. A planta apresentada na imagem acima, tem o nome de Ginkgo Biloba. É utilizada para vários tratamentos em Naturopatia, tais como: o aumento da microcirculação sanguínea (aumentando assim a capacidade de concentração e memória), demência, alzheimer, etc.

 

 

Se gostou deste artigo partilhe com os seus amigos

Veja também