Artigos, Terapias

O que é são as consultas de Naturopatia?

O que é são as consultas de Naturopatia?

As consultas de Naturopatia é orientado por um terapeuta devidamente formado em medicina complementar. Assim, a naturopatia concentra-se no bem estar geral da pessoa, respeitando a individualidade de cada paciente, focando-se na prevenção e regeneração de diversas doenças.

Os Naturopatas, acreditam fortemente na medicina integrativa e cooperam com todos os outros ramos da medicina, enviando os pacientes a outros terapeutas ou médicos para diagnósticos e/ou tratamentos quando indicado.

A quem se destina o aconselhamento Naturopático?

A qualquer pessoa. As consultas de aconselhamento destinam-se a todos os adultos, adolescentes e crianças, podendo atuar tanto a nível da prevenção como no tratamento de várias doenças, tais como:

– Doenças Auto-Imunes
– Infertilidade
– Diabetes mellitus
– Hiperlipidémias (níveis elevados de colesterol e/ou triglicéridos)
– Alergias e/ou intolerâncias alimentares
– Doenças cardiovasculares (enfartes do miocárdio, AVCs,…)
– Hipertensão
– Anemia
– Osteoporose
-Foro psíquico
– etc

Quais os suportes disponíveis para fazer a consulta?
– Presencialmente

Como decorrem as consultas de Aconselhamento Naturopático?
– Na 1ª consulta serão avaliadas as necessidades orgânicas do seu corpo e elaborado um plano terapêutico associado por exemplo com o tipo de sangue englobando os princípios da medicina ortomolecular inerentes ao ramo da Naturopatia. Associo sempre no aconselhamento naturopático os princípios da nutrição celular activa sendo que esta consiste na restauração do equilíbrio do organismo graças à desintoxicação e á ótima nutrição das células, pela ingestão de micronutrientes selecionados pela sua qualidade, naturalidade e eficácia. É portanto uma abordagem
global da saúde cujo o objetivo é otimizar o funcionamento celular, o equilíbrio bionutricional é desta forma restaurado com uma melhoria do estado geral.

Para Tal Utilizo o Sistema IoMET (Ionic Mineral Enzymo Therapy)?

O ioMET é um sistema de avaliação, através de análise informatizada, fruto de 15 anos de experiência em nutriterapia, que utiliza um questionário sobre hábitos alimentares, o ambiente e algumas perturbações sentidas, permitindo determinar o terreno bionutricional dominante que está na origem dos problemas do utente.

Este perfil bionutricional permite distinguir 7 terrenos (3 carenciados, 3 em excesso e 1 tendo um papel de equilíbrio).

Após a identificação do terreno o objetivo é restaurar o equilíbrio do organismo mediante uma desintoxicação e nutrição ótima celular, fazendo um aporte adequado de micronutrientes selecionados com qualidade, de origem natural.

A originalidade e inovação do programa IoMET recai sobre 3 noções essenciais:

– Conhecer-se melhor: avaliação das sobrecargas tóxicas, das suas carências e das suas reservas energéticas e das suas capacidades de resistência e estado de defesas.

– Compreender melhor a origem dos seus problemas: fadiga nervosa, fragilidade óssea, problemas de digestão, terreno alérgico, são resultado de mau funcionamento biológico, tendo como origem os desequilíbrios do seu terreno
bionutricional.

– Melhorar as suas responsabilidades graças à sua colaboração das informações anteriores, o terapeuta irá prescrever um tratamento personalizado de micronutrientes selecionados e dar-lhe-á também conselhos bionutricionais adaptados ao seu terreno.

– Nas consultas seguintes o plano terapêutico será reajustado de acordo com a evolução. A frequência das consultas de aconselhamento naturopático será estipulada após a análise das necessidades para cada situação.

Terreno Celular IOMET
Por José Maria Amaral
Naturopata/Homeopata

Se gostou deste artigo partilhe com os seus amigos

Veja também