Nutrição, Receitas

Panqueca de Maqui, um antioxidante no prato

Panqueca de Maqui, um antioxidante no prato

Pensei numa forma de tornar a base das minhas panquecas ainda mais funcional… Pensei numa forma de a tornar uma fonte ainda mais antioxidante. A juntar a isso, pensei numa forma de lhes mudar a cor, de as tornar diferentes. Saio de casa, passo pela NaturVida  (a minha dietética preferida em Aveiro com uma vasta oferta de produtos de origem biológica) e olho para o “Maqui Berry” em pó. Maqui?? Mas o que é isto?? Nunca ouvi tal coisa… Fui pesquisar. As bagas de Maqui são uma fruta silvestre de cor púrpura, uma espécie endémica do Chile, encontradas somente na região da floresta da Patagónia, terras estas isentas de contaminação ambiental. Como fonte de alimento as bagas de Maqui já eram utilizadas há séculos pelos índios Mapuche, uma das culturas com maior longevidade do mundo. Possuem uma das maiores fontes concentradas de antioxidantes da natureza, contém um poder ORAC muito superior ao dos mirtilos, açaí, bagas de goji, romãs e outras bagas!

Para adicionares poder antioxidante nas tuas panquecas basta juntares uma colher de café de maqui em pó na massa da tua panqueca antes de a cozinhares. Ficas com uma panqueca azul sem sabores estranhos e super saudável. Experimenta e não te esqueças… Podes usar este maqui em batidos, smoothies, sumos, bolos, enfim, numa enorme variedade de produtos!

» Vantagens Nutricionais

O maqui é um verdadeiro superalimento! Quer isto dizer que possui na sua constituição grande quantidade de fitonutrientes com enormes benefícios para a saúde. Este termo caracteriza um alimento de origem natural extremamente rico, seja em vitaminas, em minerais, aminoácidos, ácidos gordos essenciais ou antioxidantes, essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. A incorporação destes alimentos na alimentação diária melhora de um modo geral a saúde física, o que faz do maqui uma excelente opção para quem pratica um estilo de vida saudável e pretende preservar a saúde e prevenir a doença.

Especificamente, as bagas de Maqui são ricas em nutrientes fundamentais. Contêm vitamina C entre outras vitaminas e minerais importantes como: potássio, cálcio, magnésio, ferro, zinco e cobre. Os altos níveis de antioxidantes: antocianinas, delfinidinas e cianidinas auxiliam as células contra o stresse oxidativo, e podem ajudar a um envelhecimento saudável e a uma boa função imunológica. Assim para curiosidade dos mais desportistas, as antocianinas são as responsáveis pela tonalidade púrpura deste fruto (e dos mirtilos, por exemplo) e não são mais do que um pigmento que quando associado à vitamina B1 permite a transformação dos nutrientes em energia. Usa esta panqueca para pré-treino 😉

Se gostou deste artigo partilhe com os seus amigos

Veja também