Artigos

O que é a PNL? Como pode mudar a sua vida?

COMO A PNL MUDOU A MINHA VIDA E PODE TAMBÉM MUDAR A TUA!

Quando ouvi falar pela primeira vez em PNL – Programação neurolinguística e coaching, já me encontrava em processo de mudança. Uma mudança lenta, que me parecia muito distante e quase impossível de conseguir.

Trabalhava como economista já há uns anos, considerava que tinha uma vida estável, super preenchida e achava que era uma mulher independente. Ao mesmo tempo sentia uma sensação interior de desconforto, angústia, frustração e vazio, sensação que desvalorizava porque pensava que devia ser cansaço e stress.

Eu já tinha num ou noutro momento tentado mudar a minha mente, os meus comportamentos e os meus resultados, mas não o conseguia fazer de maneira consistente e contínua.

Depois de estudar PNL, tudo mudou. A minha visão do mundo, a compreensão de mim mesma, os meus resultados, a gestão dos meus sentimentos, a minha capacidade de comunicar, os meus relacionamentos, a responsabilidade que assumi sobre a minha vida, ou seja tudo, mesmo tudo mudou!

Mas afinal o que é isso da PNL?

Uma das perguntas mais frequentes que me fazem é: o que é a PNL e como posso usá-la na minha vida?

A PNL é o estudo da experiência subjetiva.

A PNL é a nova tecnologia da mudança.

A PNL é o estudo da excelência.

A PNL é um modelo da forma como codificamos, transferimos e mudamos comportamentos.

A PNL é a habilidade de poderes estar no teu melhor todos os dias.

E a verdade é que nós já usamos a PNL todos os dias, tendo ou não consciência disso.

 

Quando é que foi a última vez que quiseste deixar de ter um pensamento, abandonar um hábito ou mudar uma sensação? Quer seja por falta de motivação, por solidão, por uma personalidade impulsiva, por medo ou simplesmente por querer mais sucesso, todos nós já desejamos mudar.

Podes até já ter tomado uma decisão consciente para mudar. Até compraste uns livros e pesquisaste na internet sobre o assunto. Podes mesmo ter-te juntado a um grupo de autoajuda ou de partilha. E uns meses mais tarde, os livros estão meios lidos, as pesquisas pararam, e talvez tenhas desistido do grupo.

Ainda te encontras preso aos velhos hábitos, apesar de todas as tuas intenções e do desejo de ser diferente. E muitas vezes, parece que se insistires e redobrares os teus esforços ainda mais, mais ilusórios e frustrantes os teus resultados parecem.

É como se uma parte de ti se apercebesse que num mundo em constante mudança fosse utópico mudar. Mas afinal o que é que se passa? És tu? Ou é aquilo que queres mudar? Porque é tão difícil?

Se tirares um momento e parares para pensar um pouco, se olhares em perspetiva para toda a tua vida, percebes que afinal toda ela atravessou momentos de transformação e mudança.

Nasceste como um bebé com poucos quilos, foste crescendo tornando-te uma criança, um adolescente e um adulto. A tua aparência física foi mudando ano após ano sem a tua intervenção. Até mesmo os teus gostos e interesses foram mudando ao longo dos anos, e alguns hábitos foram sendo alterados com relativa facilidade sem que pensasses sobre isso.

E agora? Como fazer para obteres as mudanças que desejas?

É aqui que a PNL tem um papel importante, e pode ajudar-te a alcançar mudanças positivas na tua performance, pode ajudar-te a alterar a forma como pensas, como sentes, como ages e como vives.

Como é que podes usar a PNL de forma eficaz?

A PNL oferece-te a possibilidade de:

Compreender os padrões de comportamento;
Comunicar melhor e influenciar os outros;
Conhecer os padrões que condicionam a tua vida e bloqueiam os teus resultados;
Usar linguagem hipnótica em marketing, vendas ou coaching;
Alcançar objetivos de forma mais eficiente;
Compreender os padrões de pensamento;
Reconhecer e interpretar a linguagem não-verbal;
Gerir melhor as tuas emoções e sentimentos;
Conduzir melhor a tua voz interior;
Administrar medos ou crenças negativas;
Criar estratégias de comunicação inconsciente;
E esta lista pode continuar tal é a sua amplitude de intervenção.

Como disse antes, já usas tudo isto na tua vida. Comunicas com os outros, conversas contigo mesmo, negoceias com outras pessoas, enfrentas medos, mudas de opinião e influencias aqueles que estão à tua volta.

O grande desafio é fazeres tudo isto com o efeito que desejas e alcançares os resultados que fazem sentido para ti.

Como é que podes alcançar melhores resultados?

SABENDO QUEM ÉS E O QUE QUERES PARA TI
Uma das mudanças que para mim teve mais impacto foi saber o que era afinal mais importante na minha vida. Quem eu era e quais eram os meus valores. Nessa altura redesenhei o que queria, comecei a criar uma estrutura e a adquirir uma direção. E para isto acontecer precisei primeiro de estar consciente.

Por isso, esta é a minha primeira sugestão. Torna-te consciente de quem és e do que é importante, daquilo que queres, daquilo que dizes a ti mesmo, o porquê de desejares o que queres, e o que tens feito para o conseguir.

Pode ser que percebas que muitas das tuas dores, sofrimentos ou frustrações resultem de escolhas que fizeste ou fazes e que são incongruentes com aqueles que sabes que são os teus desejos e que só agora, conscientemente, estás a reconhecer.

SABENDO O QUE É QUE TE MOTIVA
A minha segunda sugestão é que, depois de conscientemente saberes quem és, saberes o que é importante, saberes o que queres e o porquê, é essencial que descubras como é que vais fazer para conquistares o que desejas.

E para isto precisas de agir, precisas de energia, precisas de motivação para ires atrás do que ambicionas e fazeres o teu caminho. Quando todos os resultados que queres conscientemente atingir estão alinhados e congruentes com o que acontece inconscientemente a motivação surge e torna-se uma fonte inesgotável de combustível. Tudo começa a realizar-se como que por magia.

SABENDO COMO MUDAR EFETIVAMENTE
Começa por mapear os teus pensamentos, os teus comportamentos e os hábitos padrão que consideras estarem a interromper ou a atrasar os teus resultados.

Questiona-te sobre qual ou quais as intenções positivas (in)conscientes desses pensamentos, desses comportamentos e desses hábitos. Vê-te, ouve-te e sente-te. Conecta-te com o teu eu interior. Só assim poderás dar respostas mais criativas às tuas necessidades. É um processo que te pode dar algum trabalho, mas é uma viagem muito interessante. Isso eu posso garantir-te! Porque afinal, haverá alguém no mundo, mais importante para ti, do que tu?

Queres saber como eu te posso ajudar a mudares a tua vida com PNL? Fala comigo!

Se gostou deste artigo partilhe com os seus amigos

Veja também