Apresentação

Ricardo Fonseca

BIOGRAFIA:

-Nascido em Lamego em 1982, Ricardo Sousa Fonseca é enfermeiro, escritor e terapeuta.

Escreveu dois livros num registo intimista, quase autobiográfico, e participou em três coletâneas de poesia e uma de histórias de amor, demonstrando a sua versatilidade no mundo das palavras.​ No seu terceiro livro, Reflexos, compilou as suas reflexões publicadas nas redes sociais, sobre a vida, as relações, as experiências, de modo a cativar o leitor para uma reflexão sobre a sua vida.
​Colabora, através da redação de artigos sobre diversificadas temáticas relacionadas com a área de desenvolvimento pessoal, com a Revista Progredir, Revista Insights, Revista Nova Era, Revista Zen Energy e Revista eOptimismo, da qual foi coordenador editoral, em 2013.
Desenvolveu o conceito de Escrita como ferramenta de Autoconhecimento (escrita terapêutica) que promove através da realização de workshops e palestras.

BREVE DESCRIÇÃO:

Ricardo Fonseca, é enfermeiro, escritor e terapeuta, através da terapia Escrita Terapêutica, que tem como objetivo a utilização da escrita na gestão das emoções decorrentes de vários processos vivenciais, de modo a otimizar as emoções do ser humano e aperfeiçoar a relação consigo e com o Outro.

DESCRIÇÃO DA TERAPIA:

A Escrita terapêutica é uma ferramenta que permite explorar cada uma destas emoções, sentimentos, comportamentos através de uma análise consciente com base na aceitação de quem somos e como sentimos.
Ao escrever sobre as nossas vivências em variados contextos exploramos os bloqueios e observámos atentamente os padrões emocionais que vão sendo criados e os quais temos medo de enfrentar.
Ao escrever sobre si mesmo, parafraseando as suas emoções, sentimentos, pensamentos o Indivíduo ganha uma maior consciência de si mesmo, de quem é, de qual o seu propósito e assim pode levar a que haja uma maior consciencialização dos Outros com que se cruza na sua Vida.
A Escrita terapêutica (do autoconhecimento) o é uma Viagem do Indivíduo ao seu Interior, descobrindo o seu potencial e permitindo Viver em plenitude consigo mesmo e com os Outros.

Ricardo Sousa

Se gostou deste artigo partilhe com os seus amigos

Veja também