Receitas

Rolinhos de Natal

featured-image

Mais um dia friorento que implora por algo reconfortante. O Natal – finalmente – está ao virar da esquina e há certas coisas que chegam com ele às quais é (quase) impossível escapar – especialmente se forem tão fervorosos como nós quanto a esta quadra. Dezembro traz (ainda com mais força) a canela, o cardamomo e a noz moscada que passam a ser as especiarias principais e as mais requisitadas cá em casa.
bolinhos-receita
rolinhos-de-canela
A receita de hoje parece muito doce, mas não é. Usámos uma receita comum entre outros bloggers – a popularidade de uma receita é motivo para a replicar, não concordam?  – e correu lindamente. Tanto que enquanto vos escrevemos estas palavras e olhamos os rolinhos, já só vemos metade dos que saíram do forno. A receita original é da Claire Ptak mas nós fizemos uns pequeníssimos ajustes.
Se quiserem – e não perdem nada em fazê-lo – podem acrescentar açúcar à massa e, assim, terem uns rolinhos mais doces e marotos. Nós não usámos mas talvez experimentemos numa próxima.

Para fazermos os rolinhos de canela precisamos de:

Recheio:
75 g de manteiga sem sal derretida
200 g de açúcar mascavado claro
1 colher de sopa de canela em pó

Massa:
560 g de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá rasa de sal fino
1 colher de café de cardamomo
200 g de manteiga sem sal, fria e aos cubos
280 ml de leite bem frio (podem usar vegetal ou animal)
1 ovo

Começamos por ligar o forno a 180º e untar uma forma redonda (retangular ou até mesmo um tabuleiro para queques) com um pouco de manteiga derretida. Reservamos.
Derretemos a manteiga para o recheio e reservamos num lugar quente (pode ser em cima do disco desligado). Misturamos a canela com o açúcar.
Com as mãos misturamos a farinha, o fermento, o cardamomo (previamente moído num almofariz. Só queremos as sementes interiores) e o sal. Juntamos, aos poucos, a manteiga bem fria e cortada aos quadrados. Misturamos tudo com as mãos, esmagando a manteiga com a farinha até obtermos uma massa esmigalhada.
Com a ajuda da batedeira, juntamos o leite, aos poucos, à farinha até obtermos uma massa bem unida.
Enfarinhamos uma superficie limpa e amassamos a massa por 5 minutos. Deixamos descansar por 10.
Voltamos a enfarinhar a bancada e estendemos a massa (até se parecer um retângulo) com a ajuda de um rolo até obter cerca de 5 mm de grossura. Pincelamos com a manteiga derretida e espalhamos a mistura de açúcar mascavado com canela. Cortamos tiras da largura que quisermos e enrolamos, desde o lado mais comprido, até ficarem com a forma de rolinhos.
Dispomos na forma, pincelamos com o ovo bem batido e vão ao forno por 45 minutos.
cinnamon buns recipe.jpgcanela-homemadepormenor canela bolinho.jpg
Bom apetite!

Se gostou deste artigo partilhe com os seus amigos

Veja também