Sopa de beterraba e alho-francês

A beterraba é, para mim, um caso de amor-ódio.

Se fosse uma pessoa, seria uma daquelas cheias de boa vontade, mas com quem não me apetece passar muito tempo. É pequena, frágil e toda a vida foi espezinhada (literalmente). Foi obrigada a crescer à força e descobriu muito tarde que os dias também têm luz.

Traduzindo: a cor pungente, as vitaminas e os minerais (especialmente o potássio e o ácido fólico) tornam-na apetecível (ou pelo menos deveriam), só que o rebate de consciência surge de imediato: é feia, enrugada, suja as mãos e também sabe a terra.

Comê-la crua e sem um sabor de contraste (maçã ou laranja, por exemplo) é impensável. Nesta sopa (ou nesta tarte) é um sonho. E, mesmo que seja efémero, até à última colherada todos os minutos contam.

INGREDIENTES

[4 pessoas]

1 cebola média picada

2 dentes de alho laminados

Azeite q.b.

3 beterrabas, descascadas e em pedaços

1 talo de alho-francês em rodelas

12 a 15 tomates-cereja

Sal e pimenta preta q.b.

Cebolinho picado

Leite de côco (opcional)

PREPARAÇÃO

Método tradicional

  1. Pré-aquecemos o forno a 190º C.
  2. Aquecemos um fio de azeite num tacho largo e refogamos a cebola e o alho. Acrescentamos a beterraba e o alho-francês e refogamos por mais 4-5 minutos para libertar sabor.
  3. Adicionamos a água (aproximadamente 400 ml, sem cobrir os legumes) e deixamos cozinhar por cerca de 20 minutos em lume médio.
  4. Enquanto isso, colocamos os tomates-cereja num tabuleiro de forno. Temperamos com sal, um fio de azeite e pimenta e assamos por 10-15 minutos.
  5. Juntamos os tomates ao tacho e trituramos com a varinha mágica até obter um creme aveludado. Rectificamos os temperos e servimos a sopa num prato côncavo, com cebolinho picado e uma colher de leite de côco.

Na Bimby

  1. Pré-aquecemos o forno a 190º C.
  2. Colocamos no copo a cebola e o alho e picamos 5 seg/vel 5. Baixamos o que ficou na parede do copo, adicionamos um fio de azeite (10 g) e refogamos 3 min/100º/vel 1.
  3. Acrescentamos a beterraba e o alho-francês e refogamos mais 3 min/100º/vel 1.
  4. Adicionamos a água (400-450 g) e programamos 20 min/100º/vel 1.
  5. Colocamos os tomates-cereja num tabuleiro de forno. Temperamos com sal, um fio de azeite e pimenta e assamos por 10-15 minutos.
  6. Assim que o tempo terminar, juntamos os tomates ao copo e trituramos 1.30 min/vel 5-6-7-8 até obter um creme aveludado. Rectificamos os temperos e servimos num prato côncavo, com cebolinho picado e uma colher de leite de côco.

VER BLOG

Deixe o seu comentário

Tags:
Sweet Bigas
sweetbigas@luanova.pt

Ana Chaves é jornalista e autora do blogue de culinária Sweet Bigas - sweetbigas.blogspot.pt



#Segue-nos no Instagram