Tarte de Amêndoa Caramelizada (fácil)

Em dias de chuva – e de vento forte e gelado que, estranhamente, se torna ainda mais aborrecido e indesejado que a precipitação – não há muito mais a fazer do que estarmos cobertos e em segurança. A inércia, nestes dias, assume o papel principal e o nosso corpo aceita-a (ainda que) de má vontade.
Torna-se difícil combater a frouxidão.

slice tart carameltarte receita almondA cozinha, porém, tem um poder extraordinário de nos ajudar a combater o ócio – ou será, na verdade, a nossa imensa e insaciável vontade de ingerir coisas doces em dias cinzentos?
E nós, bravos guerreiros, juntamo-nos a ela e, de armadura em riste, abrilhantamos o temporal com uma receita doce e crocante.
No final, ganhamos nós – e o sofá também. Ao fim e ao cabo não se comem coisas boas em pé.

Para fazermos a Tarte de Amêndoa Caramelizada precisamos de:

Base:
200 g de farinha com fermento
150 g de açúcar
2 ovos
100 g de margarina

Cobertura:
100 g margarina
200 g de amêndoa laminada
80 g açúcar
50 ml leite

Começamos por ligar o forno a 180º. Untamos uma tarteira de fundo amovível com margarina, polvilhamos com farinha e reservamos.
Numa taça misturamos o açúcar, a farinha, a margarina derretida e os ovos previamente batidos. Mexemos tudo até obtermos uma massa homogénea. Vertemos na tarteira e levamos ao forno por 15 minutos.
Para fazermos a cobertura, juntamos as amêndoas, o açúcar, o leite e a margarina num tacho e deixamos ferver, sem nunca parar de mexer, até o preparado engrossar. Deitamos as amêndoas por cima da base e levamos ao forno, a caramelizar, por 10 minutos ou até dourar.
receita tarte caramelizada
fatia amendoa caramelizada.jpg

ver blogue

Deixe o seu comentário

Tags:
Gordo e Gorda On Tour
gordoegordaontour@luanova.pt

Somos dois. O André e a Ana. Um jovem casal com gosto pela comunicação e pela vida. Comemos. Comemos muito. Passeamos. Também passeamos muito. Comemos o que fotografamos e fotografamos o que passeamos. Comida, viagens, fotografia e música fazem parte do nosso dia-a-dia de jovem casal contemporâneo a tentar começar uma vida em comum cheia de sonhos para partilhar e apenas meia dúzia de trocos para gastar.



#Segue-nos no Instagram