Receitas

Tarte de limão merengada (fácil)

Tarte de limão merengada (fácil)

Não podíamos começar o ano sem uma receita doce. Seria uma falta de respeito para com o nome do nosso blogue e o lado mais guloso de todos nós.
Somos fãs acérrimos de tudo o que englobe limão e merengue docinho e estaladiço. Então se pudermos combinar ambos, temos a festa – e a nossa profunda felicidade – garantida.


merengue receitamary berry tarte merengada
Esta é uma daquelas sobremesas facílimas, rápida e ótima para desenrascar quando as visitas tendem a aparecer de forma inesperada. Fazem-na, no máximo, em 45 minutos – já a contar com o forno.
E não pensem que rapidez é sinónimo de insipidez. Não vos poríamos nas mãos uma receita de passar vergonhas.

O original é da adorável Mary Berry que, do alto dos seus 80 anos, nos ensina tanto e nos deixa a sonhar que queremos ser como ela quando chegarmos à sua idade.

Para fazer a Tarte de Limão Merengada Super Fácil precisamos de:
receita original “Mary Berry’s Absolute Favourites” no 24 Kitchen Portugal 



BASE:
12 ou 175 g de bolachas digestivas
75 g de margarina derretida
1 colher de sobremesa (mal cheia) de açúcar Demerara (usámos RAR)

RECHEIO:
3 gemas
394 g de leite condensado
Raspa e sumo de 2 limões médios

MERENGUE:
3 claras
175 g de açúcar em pó

*Precisamos de uma tarteira com cerca de 20 cm de diâmetro com ou sem fundo amovível (se usarem sem fundo amovível lembrem-se que pode ser mais difícil cortar a primeira fatia).*

Começamos por preparar a base. Derretemos a margarina numa caçarola e deixamos arrefecer ligeiramente. Deitamos as bolachas para um saco e com a ajuda de uma colher de pau ou do rolo de cozinha, batemos-lhes até virarem pó (não há mal se uma ou outra bolacha ficar menos partida. A surpresa de uma bolacha crocante é sempre bem-vinda). Juntamos à margarina e envolvemos tudo com uma colher. Adicionamos o açúcar e voltamos a envolver. Cobrimos a tarteira (e os lados) com este preparado sem deixar nenhum buraco. Reservamos.

Para fazermos o recheio precisamos de uma taça onde deitamos o leite condensado e as gemas. Misturamos tudo com a ajuda de um fouet e terminamos com o sumo e a raspa dos limões. A mistura – como sentirão – irá engrossar instantaneamente. Vertemos o recheio na base, nivelamos e levamos ao frigorifico para assentar.

Ligamos o forno a 190º.
Terminamos com o merengue. Deitamos as claras numa taça e ligamos a batedeira no máximo. Quando começarem a ficar espumosas começamos a deitar, colher a colher, o açúcar em pó e deixamos bater até ficarem brancas, brilhantes e consistentes.
Retiramos a tarte de limão do frigorífico e deitamos colheradas de merengue por cima fazendo rodopios com a ajuda de uma colher.
Levamos a assar por 15 a 20 minutos ou até o merengue ficar estaladiço e douradinho.

Servir morno ou frio.

receita limao tarte 24 kitchentarte facil receita mary berry

Se gostou deste artigo partilhe com os seus amigos

Veja também