Artigos, Terapias

Terapia Hormonal

Hormonas são substâncias químicas que transferem informações e instruções entre as células, são produzidas por glândulas ou tecidos especializados que os produzem conforme as necessidades do organismo.

A maioria é produzida pela Hipófise, Tiroide, Supra renais, Ovários ou testículos. A mucosa do Intestino Delgado também produz assim como a placenta.

Benefícios da Modulação Hormonal:
– Prevenção da Osteoporose;
– Manutenção do tropismo urogenital;
– Melhora a sexualidade;
– Função Cognitiva;
– Humor, entre outras.

Menopausa: Queda de Estrogénio, aumento da incidência de Osteoporose; Hipertensão, Diabetes, Cardiopatias e cancro. Por volta dos 45 anos começa o seu declínio. A progesterona começa a decair por volta dos 35 anos produzindo sintomas como a TPM, alterações de humor, ansiedade, ataques de pânico, insónia, quistos mamários e ováricos, fibroides, sangramento irregular.

Efeitos do Estrogénio no organismo: Reforço do Aparelho génito-urinário, aumenta a imunidade, melhora o sono, combate a depressão, aumenta o tónus da pele, melhora o humor e a memória.

Efeitos da Progesterona: Previne a divisão celular ao nível dos seios (daí a importância da reposição da P4). O E1 ou Estrone aumenta sendo um potencial perigo uma vez que ele se converte em formas de estrogénio (16-OME1) que é mutagénico e cancerígeno. A Progesterona P4 protege a mulher facilitando o funcionamento das hormonas tiroideas, diminui o número de recetores E2 nos seios, protege o endométrio, baixa o LDL e aumenta o HDL. Regula o açúcar no sangue, combate a depressão e a fadiga, elimina acne e melhora o sono.

Andropausa: Incidência variável entre os 30 a 45 anos. Perde-se altura, tonicidade muscular, desempenho sexual, resistência física e capacidade de trabalho, distúrbio progressivo do sono.

Efeitos da Testosterona: Aumento desejo sexual, melhora a ereção, aumento da capacidade de ejaculação, inibe a atividade inflamatória, protege o coração, favorece o bem estar emocional, regula o peso, aumenta a auto confiança, massa muscular, cabelo, reduz a produção de insulina, reverte a osteoporose e melhora a função cardíaca.

Melatopausa: A melatonina modula o ciclo circadiano, reduz a temperatura corporal, controla o dormir/acordar.

Atua como potente antioxidante, protege o DNA nuclear, evita o jet leg; otimiza as funções tiroidianas, atividade anticancerígena, retarda o envelhecimento, potente antidepressivo.

Somatopausa: Com a diminuição da Hormona do Crescimento temos uma diminuição da massa muscular, memória, resistência física, piora o sono e favorece o envelhecimento.

Tireopausa: Hipotiroidismo, obesidade, hipotensão, letargia, depressão e fadiga mental.

Não morra; Não envelheça, Não adoeça!

(princípios da Medicina Anti Aging).

Procure orientação profissional e entenda que nem tudo o que sente psicologicamente, por exempli, são questões de origem emocional, muitas vezes são apenas as suas hormonas a manifestar alterações que requerem a sua compreensão e tratamento adequado!

Se gostou deste artigo partilhe com os seus amigos