equilibrar
CategoriasSaúde

6 formas de renovar e equilibrar a Tua Vida

A Primavera é a altura mais inspiradora para reagrupares e redefinires as tuas prioridades. É a melhor altura para reinventar e equilibrar a tua vida!
Queres começar?

Ficam as dicas para te ajudar:

1) Livra-te de alguma coisa que já não precisas mais.

Tens roupas ou objetos domésticos que apesar de estarem em bom estado já não precisas deles? Então força, está na hora de doares a uma instituição de caridade. De certeza que também tens livros que podes entregar na biblioteca ou no hospital local. Limpa os armários da cozinha, e livra-te de produtos e medicamentos que já nem sequer estão dentro do prazo de validade,

2.) Limpa a tua confusão mental e emocional.

Porque não aproveitas esta temporada para te renovares e para te livrares das coisas que te deixam mais em baixo e que enfraquecem a tua energia?

Deixa o passado e deixa que novas coisas possam entrar na tua vida. Compromete-te a tomar decisões que já tinhas adiado. Reflete sobre as crenças que te limitam, e a influência que elas têm naquilo que te rodeia. Pensa positivo. Recentemente, uma pesquisa mostra que podemos realmente mudar os circuitos percorridos no nosso cérebro. Quando surge algum acontecimento negativo, devemos pensar em algo bom e sentirmos-nos positivos.

3.) Inicia uma prática

Uma atividade nova vai permitir integrares o mindfulness na tua vida. Esta nova prática diária vai-te dar um “time-out” na tua rotina diária.

Sugerimos-te a prática do yoga, meditação ou chi gong, onde facilmente poderás encontrar um grupo, a um custo relativamente acessível. Outra prática que te sugerimos é que faças uma pesquisa e que leias textos sagrados de várias culturas e diferentes tradições. Pensa-os como temas comuns, e que nos ligam universalmente.

Andar a pé é uma ótima maneira de ajudar o teu corpo a limpar sua mente. Opta por andar em vez de conduzir. Usa as escadas em vez do elevador. E lembra-te de mudar o teu percurso! Estamos todos tão programados para cumprir a mesma rotina todos os dias. Mudar o cenário, muda a tua perspetiva!

4.) Começa uma nova atividade.

É hoje! Resolve-te, de uma vez por todas, a fazer aquela atividade que sempre quiseste, mas que não tinhas tempo para fazer.

Avalia a tua saúde. Talvez esteja na hora de te cuidares? E é melhor mudares a alguns hábitos de vida agora, antes que as coisas fiquem fora de controle. Cria um inventário de saúde, podes incluir dieta, exercício, genética e nível de stress. Mas… devagar, uma mudança de cada vez, eventualmente, podes introduzir mais pontos nesta lista.

Explora e abusa da tua criatividade. Aprende uma língua estrangeira, podes optar por ter aulas de piano, desperta a diva que há dentro de ti, uma aula de informática, ou voltar a estudar… Nunca é demasiado tarde para realizar um sonho.
Faz voluntariado. Ensina aqueles que querem aprender a ler, torna-te mentor; há tantas maneiras de te dares mais de ti mesmo.

5.) Passa mais tempo no exterior.

Planta num jardim. Se não tens espaço no exterior, planta um jardim de ervas aromáticas na tua cozinha ou planta vasos de flores, para trazer o exterior para a tua casa. Planta uma árvore com teu filho e vejam-na crescer juntos. Constrói uma casa de passarinhos com o teu filho e, ano após ano, fiquem atentos aos moradores que por lá vão passar. Esta ligação vai aumentar a tua conexão à Terra e a perpetuação da vida.

6.) Simplifica a tua vida.

Desacelera. A vida passa tão rapidamente com tudo aquilo que nos rodeia, a constante estimulação e o excessivo fluxo de informação. Precisamos de encontrar uma maneira de acalmar as nossas mentes e dar-nos um tempo de qualidade a nós mesmos.
Reorganiza as tuas principais prioridades e reavalia os teus compromissos.
O que mais valorizas na tua vida?
Quanto tempo de qualidade passas com as pessoas que mais gostas?
Qual a melhor maneira de usares o teu tempo para criares a vida que tu queres ter?

Primavera, a estação dos novos começos, é um momento maravilhoso para reavaliares a tua vida.