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7 Dicas para ficar em casa de forma saudável e equilibrada

A disseminação fulminante do covid-19 apanhou-nos a todos, cidadãos comuns, de surpresa. Quando começamos a aperceber da gravidade desta situação e das suas consequências, foram muitos os que optaram por fazer quarentena profilática voluntária. Assim, durante os próximos dias teremos de nos resguardar no conforto do nosso lar. .

1. Limpeza dos espaços

Ao passarmos mais tempo em casa, temos que ter especial atenção à limpeza de todas as divisões. Devemos dedicar um dia por semana às limpezas gerais: aspirar, limpar o pó e passar a pano. Considerar, lavar as casas de banho e a cozinha.

2. Organização da dispensa

Ao assumir que as refeições vão ser confeccionadas em casa, a despensa, frigorífico e congelador têm de estar devidamente apetrechados. Antes de ir às compras, é aconselhável verificar o que já temos em caso, e assim fazer uma lista de compras. Nesta altura, é recomendado fazer as suas compras online, com possibilidade de entrega à porta de sua casa.

3. Manter a Rotina

Vista-se, não fique em pijama. Equipe-se! Costuma dedicar parte do seu tempo à atividade física no seu dia-a-dia? Deve continuar a fazê-lo. Existem várias aplicações para o telemóvel, como por exemplo a Female Fitness Woman Workout, que lhe permitem manter-se ativa(o)!

4. Manter o foco

Está a trabalhar a partir de casa? Nem pense em ir tirar a roupa da máquina, muito menos em ir entendê-la, durante o seu horário de trabalho 🙂 É importante que faça a distinção entre os horários dedicados à sua atividade laboral e às tarefas domésticas.

5. Não entrar em pânico

Foi dar uma espreitada ao feed do facebook? De repente, já está a se sente tentado a intervir nas muitas opiniões sobre o assunto polémico? Desligue-se, não é saudável. Acompanhe com moderação e opte por seguir fontes fidedignas: Coronavírus ao minuto no país e no mundo

6. Comunicar com as pessoas

É salutar que continue a manter o contacto telefónico com todas as pessoas que lhe são mais próximas, mas também é uma excelente altura para retomar contatos que já não fazia há algum tempo. Esta sua acção terá um grande impacto em si e nos visados, certamente que será lisonjeiro receber um telefonema numa altura tão conturbada.

7. Aproveite um tempo para si

Qual foi a última vez que fez uma introspecção? Desligue tudo, mantenha-se afastado dos dispositivos eletrónicos, apague as luzes. Respire fundo, várias vezes, pense na sua última viagem, nas atividades que fez ao ar livre há três semanas, a caminhada, o passeio, o desprendimento, a liberdade. Valorize. “Somos felizes e não sabemos”

Veja alguns conselhos deixados pela Ordem dos Psicólogos sobre como lidar com uma situação de isolamento:

unsplash-logoRoberto Nickson