CategoriasIdeias

Nove ideias de decoração com materiais usados

O maior desafio ao decorar a nossa casa é cumprir dois requisitos, bonito e sustentável.

Comprar uma peça nova nova implica desperdício, pois a peça teve de ser fabricada. No entanto, lembra-te que podes tornar a tua casa incrível sem teres de comprar uma única peça. Não te esqueças de fazer umas alterações em peças que já tenhas em casa ou peças usadas compradas, por exemplo, nas velharias.

  • Transforma janelas antigas numa cabeceira

Procura janelas antigas: portadas de madeira, de vidro ou com ladrilhos. De certeza que, nas redondezas, existem armazéns com material de antigas fábricas, escritórios ou casas. De outra forma, podes procurar em plataformas online: OLX ou Custo Justo, assim deves conseguir um preço mais baixo. Aproveita para renovares o teu sótão ou a tua garagem. Escolhe uma cor, ou várias, pinta as janelas e fixa-as à parede. Se quiseres uma cabeceira arrojada e original, fixa as janelas na parede do teu quarto.

  • (Re)usa frascos de vidro para fazer lanternas

Se tens o hábito de colecionar os frascos do grão-de-bico, da geleia ou de outras conservas, uma das muitas finalidades é transformá-los em lanternas românticas. Imagina só fazer macramé para pendurar as lanternas na tua varanda ou no jardim. Arranja três fios de comprimentos iguais, dobra cada um deles a meio (1). Depois, une-os através de um nó, vão sobrar seis pontas (2). Agora, dá um nó a cada duas pontas (3). Finalmente, dá um último nó para unir todas as pontas que sobram (4).
Não te esqueças de adicionar uma vela, et voità! Ambiente de charme 🙂

  • (Re)usa latas de metal para as ervas aromáticas

Quando abrires uma lata de milho ou de ervilhas, não a deites fora! Já pensaste em ter uma horta de aromáticas em tua casa? Qual gostas mais, salsa, alecrim, coentros? Retira o papel da lata, faz furos em baixo, adiciona pedras na base e por fim coloca a terra e as sementes ou a planta. Não te esqueças de legendar, dia após dia vai regando até aparecerem novidades.

  • Cria um organizador de bijuteria

É um problema comum, “Tenho tantos brincos, mas ando sempre com os mesmos”. Depois de acumular tanta bijuteria, brincos, colares, pulseiras e ganchos, chegamos a um ponto que nem sabemos o que temos. 

De certeza que tens um quadro de cortiça, e que muito provavelmente está num canto qualquer sem utilização. É deitar mãos à obra, está na hora de fazer uma selecção, descobrires aquele colar que já não te lembravas e pendurar os teus acessórios favoritos.

  • Usa uma prancheta para afixar fotos

Ainda se continuam a revelar fotos! Antes do aparecimento dos smartphones não era tão fácil visualizar as fotografias, a toda hora e todo o momento, então todos revelávamos o rolo. Contudo, hoje em alturas como aniversários ou no Natal revelamos uma quantidade significativa dos momentos mais importantes que queremos que perdurem no tempo. Portanto, uma ideia para afixar esses momentos é recorrer a uma prancheta, pitar e personalizá-la com as tuas fotos

  • (Re)usa diversos recipientes para manter a casa organizada

Qualquer casa parece melhor decorada quando está organizada. A melhor maneira de manter a ordem é distribuir a “tralha” por diversos recipientes. Para não correres o risco de espalhares as chaves, o telemóvel e a carteira, a solução é colocar tudo numa caixinha. Podes reutilizar uma caixa de sapatos e forrá-la por dentro e por fora com papel coloridos ou com ráfia.

  • Usa as gavetas de uma cómoda como prateleira

Sabes a cómoda que está no quarto de trás, porque é demasiado feia? Está na altura de pegar nas gavetas, pintar, personalizar e construir uma prateleira. Podes adicionar mais gavetas de outra cómoda, aqui a variedade é um bónus! Por fim, podes arrumar calçado ou o que achares mais adequado.

  • Decora as paredes com material antigo

Ultimamente tens pensado em preencher uma das tantas paredes brancas que tens em casa? Vai a um alfarrabista e descobre os tesourinhos: calendários, mapas ou publicidades antigas. Usa a imaginação, não te esqueças de enquadrar bem a imagem, emoldura e dá brilho ao teu mural lá de casa.

  • Emoldura um calendário e usa sempre que precisares

Se tu realmente és fã de DIY, prepara-te para uma ideia super divertida: um calendário permanente! Tudo o que precisas é de uma moldura com vidro, um marcador de escrever em quadro branco e de uns post its. Preparas trinta e um post its para os dias, e sete papéis para os dias da semana, dispões na moldura, colocas o vidro e está pronto para personalizares a tua agenda!

Reutilizar pode ser divertido, é ser amigo do ambiente e da tua carteira. Para reduzirmos o impacto ambiental, devemos rejeitar comprar produtos novos. Tornar o teu espaço mais bonito com menos poluição, faz com que te sintas mais consciente e mais responsável. E tu? O quê que já criaste com materiais usados?

Fonte da imagem:

unsplash-logoSamantha Gades